© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Empresários pernambucanos recebem programa para incentivar a exportação de produtos e serviços

Com um investimento de R$1,5 milhão, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE firmou uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para receber o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que capacita empresas brasileiras para o processo de exportação de produtos e serviços. O objetivo da parceria é qualificar 150 empresas pernambucanas e 25 alagoanas até 2023.


“O programa foi captado pelo Sistema Fecomércio em virtude daquelas missões empresárias que fazíamos para o exterior, isso nos ajudou muito e deu uma potencialidade muito grande nessa captação. Ganhamos de uma concorrência a nível nacional e temos como objetivo qualificar as empresas pernambucanas e alagoanas, para dar um salto na exportação durante um período de dois anos. Isso é inédito para o setor de comércio no Brasil, é a primeira federação que conseguiu essa parceria”, afirma o presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto.


A parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE é pioneira no Brasil. “O Sistema Fecomércio tem uma grande capilaridade entre as empresas dos dois Estados e com isso acreditamos que o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) alcançará exatamente o público a que é destinado: os empresários da região. Estamos muito empolgados com essa parceria com o Sistema Fecomércio, instituição conhecida e respeitada nas regiões”, explica Deborah Rossoni, gerente de Competitividade e Ensino da Apex-Brasil.


Das empresas atendidas em Pernambuco, ao menos 50 serão voltadas para o setor de serviços, sendo as demais produtoras de bens e de outros segmentos. “As empresas não devem desperdiçar essa oportunidade. Em Pernambuco, ao menos 50 empresas serão de serviços, e o pessoal do Porto Digital será prioridade dentro desse grupo, já que temos uma grande parceria com eles”, destaca Bernardo Peixoto.


Com o convênio estabelecido entre as instituições, a equipe para compor o Núcleo Operacional PEIEX será selecionada através de edital de licitação para contratação destes profissionais. As vagas são para monitor e técnico, em Pernambuco e Alagoas. “Entraremos no processo de capacitação da equipe técnica. A previsão é de que o lançamento do programa aconteça após o treinamento, em setembro. Para participação no PEIEX serão selecionadas as empresas que tenham potencial e objetivo de implementar a exportação nas suas atividades”, explicou a gerente de Novos Negócios do Senac-PE, Peggy Corte Real. O edital de contratação para equipe do Núcleo Operacional PEIEX pode ser conferido aqui.


Já o edital para as empresas participarem do programa será lançado em julho. Mesmo após o período de dois anos do programa, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE quer manter o trabalho com as empresas. “O objetivo é que a empresa faça pelo menos uma exportação durante esses dois anos do programa. Porém, já estamos conversando com o gerente da Apex-Brasil no Nordeste para depois do programa continuarmos o trabalho de manutenção, para qualificar e manter as empresas exportando. Hoje em dia o mercado é global e temos que vender para o mundo todo e qualificar, principalmente, as micro e pequenas empresas”, complementa o presidente da Fecomércio-PE.


Da Folha de PE /  Foto: Agência MakerMidia


Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com