© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

domingo, 30 de maio de 2021

Suape recebe investimento bilionário para produção de hidrogênio verde

Conhecido como “combustível do futuro”, o hidrogênio verde é a principal aposta da indústria mundial para suprir demandas energéticas sem emissão de gás carbônico. A inovação deve chegar em Pernambuco através de investimentos da Qair Brasil no Porto de Suape. Nesta sexta-feira (28), o governador Paulo Câmara anunciou que foram iniciados estudos de viabilidade técnica e econômica para implantação de uma planta de produção de hidrogênio verde no Porto.


Um dos elementos mais abundantes no planeta, o hidrogênio é considerado uma matéria-prima muito importante na indústria. É usado em larga escala, por exemplo, no processo de refino de petróleo. No entanto, mais de 90% do hidrogênio produzido atualmente no mundo é obtido a partir da reforma do gás natural, ou seja, é de origem fóssil e não renovável. 


Já o hidrogênio verde (H2V) é obtido a partir da usina de eletrólise que separa o oxigênio e o hidrogênio da água. É chamado de verde porque a usina que o produz funciona a partir de fontes de energia 100% renováveis. O H2V é insumo para muitas indústrias, já existindo até como combustível para veículos. Também é utilizado para produzir amônia, um dos principais fertilizantes para o agronegócio, do qual o Brasil é um importante consumidor.


A Planta de Hidrogênio Verde Pernambuco prevê a instalação de quatro conjuntos de eletrolisadores de água em áreas localizadas no Porto de Suape, em quatro fases de implantação. Quando consolidado, o empreendimento pode vir a se transformar no segundo maior da história do estado. O projeto é da empresa Qair Brasil, de origem francesa, que tem como principal atividade a produção independente de energia elétrica a partir de fontes alternativas. 


Além do impacto ambiental positivo, o governador Paulo Câmara comemorou a geração de empregos que deve ocorrer a partir da consolidação do investimento. “Uma das gigantes mundiais na produção de energias renováveis está aportando em Suape para instalar uma planta que vai gerar o chamado hidrogênio verde, um insumo valioso para o setor industrial. É um investimento que pode chegar a três bilhões e oitocentos milhões de dólares, o equivalente a mais de 20 bilhões de reais. Mais um grande empreendimento que vai criar empregos e renda no nosso Estado”, reforçou Paulo Câmara.


A planta em Pernambuco vai dispor dos processos combinados de eletrólise, bombeamento e liquefação, permitindo o envio do produto para longas distâncias, além da reforma de gás natural. “Esse projeto mostra a capacidade do Complexo de Suape e sua diversidade em abraçar indústrias de vários tipos. Estamos de olho no futuro, já que o hidrogênio verde é uma inovação mundial, tem grande potência de investimento, sustentabilidade e desenvolvimento da economia verde”, comentou o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão.


O CEO da Qair Brasil, Jorge Borrell agradeceu o empenho do executivo estadual para iniciar os estudos. “Foi uma agradável surpresa para nós o comprometimento e a agilidade com que o governo de Pernambuco acolheu nossa demanda. Gostamos de parcerias assim. Acredito que esse será o primeiro de outros projetos que podemos vir a desenvolver em Pernambuco”, afirmou Borrell.


Do Diario de PE /  (Foto: Rafael Medeiros/Suape/Divulgação)

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com