© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 13 de abril de 2021

Porto de Suape ganha aval para receber maiores porta-contêineres da América Latina

O Porto de Suape foi autorizado pela Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) a receber navios porta-contêineres da classe New Panamax. Com a maior dimensão da América Latina, as embarcações medem 366 metros de comprimento, largura de 52 metros e possuem capacidade para cerca de 14 mil TEUs, medida equivalente a um contêiner de 20 pés. 


O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio, considera que a autorização ajudará o estado a atrair novos investimentos. “Suape é a principal porta de entrada e saída de navegações de cabotagem e de longo curso para o Nordeste e merecia mais essa autorização para se equiparar a outros grandes portos mundiais. A nova condição fortalece a missão estratégica de Suape de ser um hub logístico para região, assim como a de fomentar a vocação de entreposto do nosso porto. Além disso, abrindo possibilidade para atender o Estado com mais produtos de escala global, a gente ganha mais um item de grande valor para a lista de atrativos de Pernambuco na hora de atrair novos investimentos”.


Agora, o porto pernambucano se iguala aos portos de classe mundial que têm infraestrutura para receber o porta-contêineres, capaz de cruzar o Canal do Panamá por meio das novas eclusas. A permissão favorece a atração de novas rotas de navegação para o país, atendendo importadores e exportadores da região Nordeste, onde Suape é o porto líder em movimentação de contêineres.


Uma portaria publicada pela administração portuária no Diário Oficial do Estado estabeleceu os parâmetros operacionais e de manobra de navios. Agora, Suape poderá receber embarcações com comprimento total (LOA) entre 337 até 366,99 metros, e largura máxima entre 48 e 52,99 metros. 


“Estarmos aptos a receber esses megaconteineiros é condição indispensável para que Suape exerça a vocação de porto concentrador de cargas de alto valor agregado na América do Sul. Passamos a ter a possibilidade de incremento na movimentação de contêineres, inclusive no transbordo, já que elevamos nossa capacidade para recebimento de navios de 14 mil TEUs”, informou Roberto Gusmão, presidente de Suape. 


Em 2020, Suape se destacou como líder na movimentação de contêineres no Norte/Nordeste, batendo o recorde de 483.919 TEUs, número que representou um crescimento de 1,6% em relação ao ano anterior. As  cargas conteinerizadas passaram de 5,3 milhões para 5,5 milhões, uma alta de 3,6%. Um acordo assinado entre o Tecon Suape (terminal de contêineres) e a Agência Argentina de Investimento e Comércio Internacional deverá aumentar o fluxo de mercadorias, já que o estado  passará a absorver diretamente toda a carga argentina com destino à região Nordeste, tendo Suape como porta oficial no comércio bilateral. 



Do Diario de PE / Foto: 
(Rafael Medeiros/Divulgação)

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com