© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 19 de abril de 2021

PIB pernambucano volta a registrar retração após nove meses em alta

Após nove meses em crescimento, a economia de Pernambuco voltou a registrar retração em fevereiro deste ano. O Produto Interno Bruto (PIB) do estado apresentou uma queda de -1,5% em comparação com o primeiro mês de 2021. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o decréscimo no indicador foi de -0,4%. Porém, levando em consideração o acumulado do ano, o PIB pernambucano apresentou um discreto crescimento, com variação de 0,6%. 


De acordo com a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), apenas um dos três setores do estado obteve um desempenho positivo em fevereiro. Com alta de 0,7% em comparação com o mês anterior, a agropecuária atenuou a queda do indicador. Na comparação de fevereiro deste ano com o mesmo mês de 2020, a elevação foi de 8,1%. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor também se destaca, com crescimento de 20,7%.

 

“A agropecuária sente os impactos da produção e da situação do mercado. Não é o setor que possui a maior influência, mas contribui para que o resultado do PIB não seja tão decrescente”, explicou o diretor de Estudos e Pesquisas da Condepe/Fidem, Maurílio Lima. 


Apesar do bom desempenho da agropecuária, a indústria e o setor de serviços registraram quedas em fevereiro, com retração de -0,8% e -0,5%, respectivamente. No acumulado dos últimos doze meses, a indústria registrou um crescimento de 0,5% no estado. 


Representando 75% do PIB de Pernambuco, o setor de serviços foi o mais afetado pela pandemia da Covid-19. Nos últimos doze meses, a retração foi de -3,4%. "Apesar de apresentar sinais de recuperação depois da flexibilização [das medidas de restrição de circulação], manteve a retração em janeiro e fevereiro", concluiu Lima. 


Do Diario de PE

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com