© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 13 de abril de 2021

Após dois meses de retração, vendas no varejo voltam a crescer em Pernambuco

Após dois meses de queda, as vendas no varejo em Pernambuco aumentaram em 3,2% em fevereiro deste ano. A alta registrada pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a maior para o mês desde 2010. No acumulado do primeiro bimestre, o crescimento no estado foi de 1,7%, em comparação com os dados do mesmo período do ano anterior. O índice superou a média nacional, que cresceu 0,6% em fevereiro deste ano. 


A PMC também reúne os dados do comércio varejista ampliado, que agrega as atividades "veículos, motocicletas, partes e peças" e "material de construção". Em Pernambuco, a alta foi de 7,7% em fevereiro, superior à média nacional, 4,1%. Em comparação com fevereiro de 2020, o aumento no desempenho do estado foi de 9,5%, enquanto o Brasil registrou uma retração de -1,9%. 


A gerente de planejamento e gestão do IBGE em Pernambuco, Fernanda Estelita, aponta que o crescimento significativo de alguns setores foi responsável pela alta do índice. "Uma boa parte das atividades continuam em queda, mas as altas registradas foram muito significativas. Isso possibilita que o agregado do setor seja positivo", avalia. 


Das 13 atividades varejistas pesquisadas pela PMC, a que registrou maior crescimento entre fevereiro de 2020 e o mesmo período deste ano foi a de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com alta de 36,3%. Outras quatro atividades também aumentaram o desempenho: veículos, motocicletas, partes e peças (29,6%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (25,5%), material de construção (12,8%) e livros, jornais, revistas e papelaria (5,6%).


O setor do varejo que teve a maior queda em comparação com fevereiro de 2020 foi o de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com retração de -42,3%, seguido pelos móveis, -10,8%.


Do Diario de PE / (Elza Fiúza/Agência Brasil)

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com