© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 2 de março de 2021

Confiança do empresário pernambucano apresenta crescimento em fevereiro

Volta do auxílio emergencial e a aceleração do calendário de vacinação são fatores fundamentais para o aumento da confiança


Em Pernambuco, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) voltou a crescer no mês de fevereiro e continua na zona de avaliação positiva. Neste mês, o índice cresceu 1,1% entre janeiro e fevereiro, saindo de 102,0 para 103,1 pontos. O andamento do calendário de vacinação contra à Covid-19 e o possível retorno do auxílio emergencial são dois pontos essenciais para esse crescimento. O ICEC mede a percepção que os empresários do comércio têm sobre o nível atual e futuro de propensão a investir em curto e médio prazo.


“Provavelmente os empresários estão contabilizando a questão do retorno do auxílio emergencial, uma ação importante para o setor do comércio, que injetou mais de 10 bilhões de reais na economia em 2020 e fez com que algumas atividades crescessem como móveis, eletrodomésticos, hipermercados e materiais de construção. Também temos a questão da vacinação, estamos atrelando muito a questão da recuperação econômica com o ritmo da vacinação, para que isso também puxe a confiança dos empresários”, destaca o economista da Fecomércio-PE, Rafael Ramos.


Os números confirmam que o comportamento da confiança empresarial no início de 2021 segue com a mesma tendência do que foi verificado no segundo semestre de 2020, fruto da reabertura dos estabelecimentos considerados não essenciais. O comércio ainda sente os efeitos das políticas emergenciais que socorreram grande parte das famílias e empresários, apesar da menor intensidade dos desdobramentos positivos nas vendas.


O andamento da vacinação e o auxílio emergencial vão ser fundamentais também para a confiança dos empresários nos meses seguintes. “A confiança para os próximos meses vai depender da questão da aprovação do auxílio emergencial e se vai ter um valor suficiente para que as famílias possam comprar, pelo menos, o básico ou se vão ter uma renda disponível para comprar um pouco além disso. Além disso, a questão do ritmo de vacinação também é fundamental, se o ritmo mostrar aceleração, provavelmente a economia também vai responder e a confiança do empresário também vai subir. Um empresário confiante vai aumentar os investimentos, e vai se desdobrar na questão das gerações de renda, de empregos e arrecadação, então cria-se um círculo positivo para a economia”, ressalta o economista.


Da Folha de PE / Foto: Divulgação/ Pixabay

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com