© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Covid-19: incertezas na economia permanecem em 2021

Recuperação da economia brasileira depende da vacinação em massa e agenda de reformas


É comum que economistas e especialistas façam projeções para o desempenho econômico. Algumas vezes acertadas e outras equivocadas. Mas o resultado de 2020 não esteve em nenhuma previsão feita. A pandemia da Covid-19, que completa um ano desde o primeiro caso no Brasil, fez com que todas as expectativas de um ano positivo não se concretizassem e ainda causam impactos nas projeções de 2021. Para este ano, o cenário é de incertezas na economia brasileira, muito por conta da falta de perspectivas do plano de vacinação no País, considerados por especialistas como o principal fator para uma retomada econômica. 


O início de 2020 foi marcado por uma expectativa positiva para que o Brasil recuperasse a atividade econômica. Um dos principais motivos para a euforia do ano passado foi por conta da agenda de reformas, já que a da previdência havia sido aprovada recentemente e existia a esperança de aprovação da reforma tributária. Mas, ao fim do segundo mês do ano, todo o cenário mudou. 


Segundo o economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), Rafael Ramos, antes da pandemia a expectativa era de que o Produto Interno Bruto (PIB) apresentasse um crescimento próximo dos 3%.


“Quando iniciou 2020 se tinha uma euforia com projeções de crescimento do PIB, variando entre 2,5 e 3%. O Brasil vinha de uma reforma da previdência e tinha uma expectativa dessa agenda de reformas, com um ambiente de negócios positivo. A pandemia fez as projeções serem reavaliadas, com um cenário apocalíptico e expectativa de queda de dois dígitos do PIB, impulsionado também por um cenário de trabalho desolador, já que o desemprego aumentou”, disse Ramos.  Para continuar lendo, clique AQUI! (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)


Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com