© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Pernambuco inicia vacinação de idosos a partir de 85 anos de idade

Pernambuco iniciou, nesta terça-feira (26.01), a imunização dos idosos com mais de 85 anos de idade. O ato simbólico, que contou com a presença do governador Paulo Câmara, aconteceu no Compaz Escritor Ariano Suassuna, localizado no bairro de San Martin, no Recife, e teve, ao todo, dez pessoas desse público-alvo vacinadas. As 84 mil doses da AstraZeneca/Oxford, que chegaram ao Estado no último domingo, estão sendo destinadas à imunização de pernambucanos desse grupo prioritário.


“As vacinas já saíram de toda a nossa distribuição, e devem chegar à última Gerência Regional de Saúde no interior até o final do dia. O Governo do Estado está cumprindo com o planejamento. As vacinas chegam a Pernambuco, são redistribuídas para todas as Geres e os municípios ficam aptos a buscar suas doses”, enfatizou Paulo Câmara.


A primeira a receber a vacina contra a Covid-19 foi Maria das Neves, de 91 anos. Acompanhada de uma das filhas, ela se disse realizada com o momento. “Agora vou poder abraçar meus filhos e meus netos, mas sempre mantendo todos os cuidados necessários. Estou voltando para casa aliviada e feliz”, contou. A filha de Maria das Neves, Lucia Valença, disse estar esperançosa em dias melhores. “É um momento de alívio e de esperança que marca o começo do fim dessa pandemia. Minha mãe é uma pessoa de risco, então estávamos todos angustiados”, ressaltou.


Além dos 79,9 mil insumos da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz enviados aos municípios, pouco mais de 4 mil ficaram com o Estado, para possíveis ajustes posteriores com as cidades. Pernambuco recebeu 84 mil doses desse fabricante apenas para a primeira aplicação. A segunda, que deve ser feita três meses após receber a primeira dose, será encaminhada posteriormente pelo Ministério da Saúde.


O uso dos imunizantes foi analisado pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 e pactuado com os municípios na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na última segunda-feira (25.01). A Secretaria Estadual de Saúde reforça que ambas as vacinas enviadas a Pernambuco – tanto a Coronavac/Butantan como a AstraZeneca/Oxford/Fiocruz – são seguras, aprovadas para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e já estão sendo usadas em diversos países no combate ao novo coronavírus.


IDOSOS – A população a partir dos 85 anos de idade representa 5% de todos os idosos de Pernambuco. A escolha desse público foi baseada nos dados epidemiológicos. Atualmente, 2/3 dessa faixa etária vem a falecer ao contrair a síndrome respiratória aguda grave (Srag) pelo novo coronavírus. Ou seja, 66% dos adoecimentos a partir dos 85 anos tiveram como desfecho o óbito. Do total das mortes no Estado, 15% são de idosos a partir de 85 anos, que representam apenas 1% de todos os pernambucanos.


Do Governo de PE

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com