© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Apesar de queda em dezembro, número de endividados em PE é o maior da década

O percentual de endividados, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) pernambucano, recuou em dezembro de 2020 após duas altas consecutivas. A taxa de famílias endividadas no estado atingiu os 76,7%, ante 77,4% do mês de novembro. O movimento de queda não era esperado por analistas, visto que o último mês do ano traz incentivos para um maior nível de consumo por causa do Natal e do Ano Novo, além do pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário. Apesar da queda mensal, este é o maior percentual de endividados desde 2010, quando o indicador atingiu 79,8%.


A pesquisa de sondagem de opinião realizada pelo Instituto Fecomércio apontou ainda crescimento na pretensão de comemorar as últimas festividades do ano quando comparado com as pesquisas anteriores como a Black Friday e a do dia das crianças de 2020, mas a maioria dos pernambucanos responderam que comemorariam de uma maneira mais barata, em casa com a família, e pagando a vista, em dinheiro ou no débito, o que pode ter favorecido a queda do endividamento.


O Natal, a principal data do calendário de consumo dos brasileiros e a mais importante para o Varejo em termos de faturamento, contribuiu de maneira significativa para a queda do número de endividados não fosse maior, visto que no período existe um aumento tradicional do consumo e consequentemente da manutenção de parte dos endividados. A data carrega um apelo emocional forte o que acaba contribuindo para um maior nível de compras da população.


A possibilidade de uma nova onda de infecção com a Covid-19 também pode ter contribuído para que o endividamento caísse, visto que o cenário acaba elevando o comportamento conservador das famílias e freando parte do consumo, principalmente das compras financiadas já que as incertezas para a economia no curto e médio prazo voltam a se elevar. Para continuar lendo, clique AQUI! (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com