© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

sábado, 21 de novembro de 2020

PIB de Pernambuco cresce 0,7% em setembro deste ano

O Produto Interno Bruno (PIB) de Pernambuco registrou a quinta alta consecutiva na variação mensal, com crescimento de 0,7% entre agosto e setembro deste ano. Em comparação com o mesmo período de 2019, o crescimento foi de 1,2%. Apesar dos sinais positivos da retomada, a atividade econômica no estado ainda não conseguiu se recuperar dos impactos negativos causados pela pandemia da Covid-19 e tem saldo negativo de 3,4% no acumulado do ano até setembro. No acumulado de 12 meses, a variação é de menos 2%.


Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (30) pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem com base nos números das Contas Regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Após as quedas de março (-5,4%) e abril (-9,7%), o PIB do estado começou a apresentar crescimento na variação mensal em maio (5,5%), junho (2,7%), julho (4,6%) e agosto (2%). Desde a retomada dos índices positivos, portanto, setembro foi o mês que apresentou o índice mais baixo, representando uma desaceleração da retomada da economia pernambucana.


A indústria foi o setor da economia que mais contribuiu para o crescimento entre agosto e setembro deste ano, com variação positiva de 2,5%. O setor de serviços ficou estagnado. Já a agropecuária teve queda de 1,3%. No acumulado do ano, a agropecuária cresceu 11,6%; a indústria caiu 1,1% e o setor de serviços, o mais impactado pela pandemia do novo coronavírus, registrou queda de 4,6%.


O diretor de Estudos e Pesquisas da Condepe/Fidem, Maurílio Lima, afirma que, caso não haja uma segunda onda da Covid-19 com fechamento dos setores econômicos, a perspectiva é de crescimento até o final de 2020. "Os meses anteriores têm taxas maiores porque chega um período que volta a um crescimento menor. Algumas atividades respondem mais rápido, como o setor industrial, que teve maior dinamismo nessa recuperação. O setor de serviços foi o mais afetado e não registrou crescimento. Apesar de o turismo, por exemplo, estar diminuindo a queda, ainda há a ausência de eventos e de maiores ocupações na rede hoteleira. No geral, quando a economia cresce 1,2% em relação ao ano passado, já significa uma melhora em relação ao período anterior à pandemia", pontua. 


Do Diario de PE (Foto: Divulgação/Reprodução)

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com