© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 18 de maio de 2021

Comércio varejista apresenta crescimento em março no comparativo anual e trimestral

Apesar dos resultados negativos do comércio varejista e do varejo ampliado em março, comparado a fevereiro, com -6,8% e -7,1%, respectivamente, o varejo apresentou crescimento na comparação com março e com o primeiro trimestre do ano passado. De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE) de março, as vendas do comércio varejista cresceram 6,2% em comparação ao mesmo mês do ano passado e encerraram o trimestre com um aumento de 3,1% em relação aos três primeiros meses de 2020.


O desempenho foi influenciado por alguns fatores como as vendas de farmácias e lojas de artigos de pessoal e doméstico, cuja procura subiu durante o período de restrições à mobilidade, que ocorreu em março.


No varejo ampliado, os segmentos automotivos e de materiais de construção apresentaram crescimento e influenciaram no resultado positivo. Em março de 2021 no comparativo com março do ano passado, observou-se crescimento de 25,5% deste tipo de varejo. No acumulado do primeiro trimestre, o varejo ampliado cresceu 11,3% em relação ao mesmo período de 2020.


“No segmento de material de construção estamos tendo uma retomada aos poucos, com a construção civil e obras de infraestrutura. No segmento automotivo, Pernambuco está sendo favorecido e o mercado está bem mais competitivo, devido ao escoamento do polo automotivo em Goiana, por conta do encerramento de atividades por grandes montadoras no Brasil, incluindo parques fabris na Bahia e no Ceará”, explica o economista da assessoria Econômica da Fecomércio-PE,  Ademilson Saraiva.


“Quando a gente verifica o varejo tradicional, como as áreas de vestuário, calçados, móveis, eletrodomésticos, alimentação e equipamentos de comunicação, ainda apresentaram um desempenho desfavorável no primeiro trimestre de 2021, especialmente no caso dos hipermercados e supermercados, que tiveram uma queda de 4,5%. O resultado foi muito influenciado pelo aumento dos alimentos”, complementa o economista.  


Da Folha de PE / Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com