© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 20 de abril de 2021

Sudene encomenda estudo sobre complexidade econômica da Bacia do São Francisco

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com o PNUD, realizou um processo seletivo para a elaboração de um Estudo de Complexidade Econômica. A iniciativa se trata de um Plano de Ação Estratégica para a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e a área de influência do Projeto de Integração do São Francisco (PISF), além da elaboração de um Plano de Ação Estratégico para a Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. O contrato foi firmado com o Consórcio RHA-TECHNEVERTRAG e conta com o investimento de R$ 893 mil reais. 


O estudo vai possibilitar a priorização de ações no curto, médio e longo prazos, com horizonte para os próximos 10 anos. Segundo a Coordenação-Geral de Cooperação e Articulação de Políticas (CGCP) da Sudene, esse projeto é considerado inovador no Brasil e terá o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) como referencial orientador.


Serão elaborados sete produtos: Detalhamento Metodológico; Documento Preliminar de Estudo de Complexidade Econômica; Documento Final de Estudo de Complexidade Econômica; Análise Integrada das Políticas Públicas da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e Área de Influência do PISF; Análise Integrada das Políticas Públicas da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba; Plano de Ação Estratégico para Bacia do Rio São Francisco e Área de Influência do PISF; e Plano de Ação Estratégico para Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.


A primeira entrega está prevista para os próximos 20 dias. A expectativa é de que o Documento Preliminar de Estudo de Complexidade Econômica auxilie, também, a construção de dados e análises de outros municípios da área de atuação da Sudene. O contrato assinado este mês terá vigência até 10 de abril do próximo ano.


Um dos eixos  do PRDNE é a Segurança Hídrica e Conservação Ambiental, que contempla programas voltados para o PISF, considerada a maior obra de infraestrutura hídrica do País. São 477 quilômetros de extensão em dois eixos (Leste e Norte), que vão garantir a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Já a Bacia Hidrográfica do Parnaíba se estende pelos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará, possuindo uma área de 331.857,98 km², que abrange 282 municípios, com uma população estimada de 5.070.390 pessoas.


A expectativa é de que, ao final do projeto, o Estudo de Complexidade Econômica possa indicar setores estratégicos para a diversidade produtiva da região, e que os Planos de Ação Estratégico das Bacias auxiliem, na pactuação entre as diversas esferas do governo, a implementação de um desenvolvimento econômico e sustentável para os territórios".


Da Folha de PE / Foto: Divulgação/Ministério da Integração Nacional


Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com