© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 26 de março de 2020

Após 10 meses seguidos de alta, o Índice de Confiança do Empresário de PE volta a cair

Foto: Crédito CNI
A propagação do Covid-19 começa a impactar a confiança do industrial do Estado. É que, segundo levantamento deste mês feito pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), a confiança do empresário apresentou sua primeira queda desde maio de 2019, quando o resultado chegou aos 53,8 pontos em razão da morosidade das reformas no Congresso Nacional. 

Neste mês de março, o Índice de Confiança do Empresário Industrial de Pernambuco (ICEI-PE) atingiu os 58,9 pontos, variando negativamente 3,4 pontos em relação a fevereiro de 2020, quando o índice chegou a marcar 62,3 pontos. Na avaliação do economista da Federação, Cézar Andrade, a justificativa para esse decréscimo teve a ver com o recente choque do petróleo, que afetou algumas indústrias locais, e ao coronavírus.

No entanto, a queda dos indicadores entre os meses (fevereiro e março) ainda não foi suficiente para inibir a recuperação das economias nacional, estadual e das empresas que vem crescendo desde 2015. “Entretanto, e pelo o que estamos vendo no país inteiro, sabemos que essas perspectivas não vão se manter por muito tempo. Apesar de não termos ainda a dimensão do impacto real nas indústrias após a propagação do Covid-19, sabemos que o rebatimento negativo nos resultados das empresas é uma questão de tempo”, analisou Andrade.

O mesmo reflexo sentiu o indicador do Nordeste. Na passagem de fevereiro para março, saiu de 63,8 pontos para 59,6 pontos. As justificativas são as mesmas, como o choque do petróleo, a propagação do coronavírus e a alta do dólar, que anda encarecendo a compra de insumos para abastecer o mercado interno. O País, por outro lado, manteve elevada a confiança dos seus empresários neste mês, pontuando a média de 60,3 pontos ante aos 59,5 pontos de fevereiro. 

Métrica do ICEI

Elaborados mensalmente pela FIEPE com base nos resultados da Sondagem Industrial da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), os resultados para o ICEI acima de 50 pontos indicam que os empresários setoriais estão confiantes. Quanto mais acima de 50 pontos o índice estiver, maior e mais disseminada estará a confiança do empresariado em sua região.

Da FIEPE

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com