© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

CRLV digital chega a Pernambuco até outubro

O registro e o licenciamento de veículos automotores
terão uma versão digital
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi
Os motoristas pernambucanos devem contar com a versão digital do documento de licenciamento veicular até outubro. É que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) já está se preparando para oferecer o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLVe), lançado nesta semana pelo Ministério das Cidades. 

O que permite esse pioneirismo é a boa aceitação da Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital) no Estado. Segundo o Detran-PE, mais de 13 mil motoristas pernambucanos já emitiram a CNH Digital desde que o serviço foi lançado, em janeiro deste ano. E é o aplicativo da CNH Digital que vai permitir o uso do CRLVe. Segundo o Ministério das Cidades, esse aplicativo será atualizado e passará a se chamar Carteira Digital de Trânsito, já que vai passar a mostrar tanto a CNH Digital quanto o CRLVe e o seguro obrigatório do veículo. 

Assim como a CNH Digital, o CRLVe traz todas as informações do documento impresso e um QR Code que informa se houve alguma falsificação no documento e pode ser lido por guardas de trânsito. No aplicativo, também será possível baixar o documento em formato PDF, que tem assinatura digital e pode ser utilizado como um documento autenticado. 

O Detran-PE ressalta ainda que o licenciamento eletrônico traz novidades em relação à CNH Digital. É que, se o motorista já tiver aderido à tecnologia no registro do veículo, será possível obter o CRLVe pelo próprio aplicativo, sem ir ao Detran. Segundo o órgão estadual de trânsito, mais de 2,9 milhões de veículos, entre carros e motos, estão registrados no Estado e poderão aderir ao serviço. A digitalização, porém, não é obrigatória. 

No lançamento do produto, nesta semana, o Ministério das Cidades disse que os departamentos estaduais de trânsito também não são obrigados a aderir à tecnologia, que, por enquanto, está disponível apenas no Distrito Federal. Mesmo assim, a expectativa é que, até o fim do ano, o licenciamento eletrônico já esteja disponível em todo o Brasil.

Da Folha de PE

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com