© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Pix ganha "botão de contestação" a partir desta quarta-feira (1); saiba como funciona

O Pix continua evoluindo para manter seus processos de segurança em dia. A novidade, agora, é o chamado “botão de contestação", formalmente chamado de autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que poderá ser acionado – por meio do aplicativo da instituição financeira com a qual o usuário do serviço tenha relacionamento – nos casos de fraude, golpe e coerção. O botão estará à disposição dos usuários do Pix a partir de hoje (01/10). 


O Chefe Adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do Banco Central (BC), Breno Lobo, explicou que o objetivo é facilitar a contestação de uma transação Pix, que passará a ser feita de forma totalmente digital, sem a necessidade de interação humana, e aumentar a velocidade de bloqueio de recursos na conta do golpista, o que aumenta a chance de devolução dos valores. 


"Ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam. Valores parciais podem ser bloqueados também. Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Caso concordem que se trata realmente de um golpe, a devolução é efetuada diretamente para a conta da vítima. O prazo para essa devolução é de até onze dias após a contestação", disse Breno Lobo, Chefe Adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do BC.


Ele ressalta que o “botão de contestação" não se aplica a casos de desacordos comerciais, arrependimento e erros no envio do Pix (como digitação errada de chave) ou que envolvam terceiros de boa-fé, por exemplo. Ele é específico para fraude, golpe e coerção.


Aprimoramento

A criação do “botão de contestação" é uma das ações que o Banco Central tem tomado nos últimos meses no que diz respeito ao aprimoramento do MED do Pix, que permite a devolução de recursos para as vítimas de fraudes, golpes ou coerção no âmbito do arranjo de pagamento instantâneo criado pelo BC. Saiba mais, clique AQUI!





Pernambuco é o 3º estado que mais gerou empregos no Brasil em agosto

Pernambuco registrou em agosto o terceiro maior saldo do Brasil na geração de empregos formais e foi líder na geração de empregos no Nordeste, com a geração de 12.692 novos postos de carteira assinada, resultado de . Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado nesta segunda-feira (29), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).


O professor de economia do centro universitário UniFBV Wyden, Filipe Braga, aponta que, apesar do destaque a nível nacional, o resultado de Pernambuco no saldo de empregos ainda foi inferior ao alcançado em 2024. “Pernambuco registrou crescimento, quando comparado ao mês de julho deste ano (7.377). Apesar desse número positivo, houve uma redução de empregos, quando comparado a agosto de 2024, quando o resultado de Pernambuco foi bem superior, chegando a 18.409 empregos. Ou seja, uma redução de 30% no número de vagas”, destaca.


Segundo Braga, essa queda no saldo de empregos é reflexo da desaceleração econômica no Brasil causada pelas altas taxas de juros, que desestimulam o consumo e a produção. “Esse cenário tem dado uma freada no investimento econômico e na criação de novos empregos. A taxa de juros muito alta desincentiva os empresários a aumentarem fábricas ou a contratar mais pessoas, porque o custo do crédito é muito caro para o empresário”. Ele explica que acaba sendo mais vantajoso para um empresário investir seus recursos em papéis mais seguros, como título de tesouro, que está pagando 15% ao ano.


Mesmo com a chegada do final do ano e o aquecimento comum do mercado de trabalho, que geralmente fica mais elevado com a contratação de empregos temporários, o economista analisa que, caso as taxas de juros continuem altas, a desaceleração deve permanecer também em 2026.


Já no acumulado de 2025, entre janeiro e agosto, Pernambuco soma até o momento, 45.899 novos postos de trabalho formais, um crescimento de 3,1% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 44.523 empregos.


Em agosto, com a geração de 12.692 novos postos, o estado só ficou atrás de São Paulo (45.450) e Rio de Janeiro, que obteve 16.128 novos postos.


Setores


No estado, o resultado foi puxado pela Indústria, com a criação de 3.335 novas vagas, seguido pelo setor de Serviços, responsável pela geração de 3.143 empregos. Outros setores que também registraram saldo positivo foram: Construção Civil que somou 2.644 postos, Agropecuária gerou 2.277 vagas e o Comércio, com 1.294 novos postos de carteira assinada.


Seguindo o estado como líder na geração de empregos em agosto, o Recife também foi a capital do Nordeste com maior saldo. A capital pernambucana gerou 1.956 empregos formais, liderando no ranking, seguido por Fortaleza (1.898) e João Pessoa (1.724). Em 2025, a capital pernambucana cresceu 3,4% em comparação ao mesmo período do ano passado.


No Recife, a Construção Civil liderou os números, com 970 postos de trabalhos gerados. Em seguida, aparece o setor de Serviços, com 488 vagas de empregos preenchidas e Comércio com 415 saldo de contratações.


Brasil


No Brasil, o saldo de empregos gerados em agosto foi de 147.358 vagas de emprego formais, acima do número registrado em julho, que foi de 134.251. Apesar do crescimento, a alta de juros e a desaceleração da economia foram responsáveis pela queda do saldo de empregos. Na comparação com agosto de 2024, o país foi responsável por gerar 239.069 vagas.


Do Diario de Pernambuco - *Com informações da Agência Brasil





Orgulho para Surubim: aluna e professora da EREM Ana Faustina, participam de evento científico em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes

Atualmente, a estudante Maria Júlia, da EREM Ana Faustina, está com a professora Jane Lima, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, participando do Movimento Internacional para Atividades de Lazer em Ciência e Tecnologia (MILSET).


Entre 27 de setembro e 04 de outubro, as duas apresentarão ao público o projeto, "My Feelings – Conectando Emoções" – desenvolvido após a pandemia da Covid-19.


"É uma satisfação imensa participar desse evento como protagonista de uma escola pública de Surubim" – relatou a talentosa, Maria Júlia.


 Do SURUBIM NEWS - Luiz Carlos Mota






Morre Noé da Ciranda, ícone da cultura popular pernambucana, aos 72 anos

Foto: Reprodução - Redes Sociais
Faleceu na noite desta terça-feira (30), no Imip, em Recife, o cirandeiro surubinense Noé Souto Maior Barbosa, conhecido artisticamente como Noé da Ciranda, aos 72 anos, vítima de um câncer de estômago recém diagnosticado. Com uma trajetória marcada por paixão e resistência cultural, Noé dedicou 39 anos à ciranda, tornando-se uma das vozes mais emblemáticas da tradição popular de Pernambuco.


Ele iniciou a carreira artística aos 33 anos, influenciado por mestres como Baracho de Abreu e Lima e João da Guabiraba, nomes que moldaram sua identidade musical. Em 1986 formou um grupo instrumental e passou a animar rodas de ciranda em praças, praias e eventos culturais e políticos, conquistando admiradores por sua habilidade de improvisar versos.


Lançou nove CDs, totalizando 117 músicas gravadas, que celebram o ritmo, a poesia e a ancestralidade da ciranda. Seu trabalho com a “Ciranda Rosa Branca” projetou o nome de Surubim para além das fronteiras do estado.


Em 2024, a vida e a obra de Noé da Ciranda ganharam as telas no documentário dirigido pelo cineasta surubinense João Marcelo. A produção mergulhou na trajetória do artista, evidenciando não apenas sua contribuição musical, mas também seu papel como guardião da cultura popular. Mais do que um retrato da carreira, o filme revela o homem por trás da ciranda, o agricultor, o pedreiro — alguém que dedicou décadas à luta pela valorização desse ritmo como patrimônio imaterial do povo pernambucano.


O velório de Noé será realizado na residência onde ele morava, na Rua Oscar Cavalcanti Porto, n° 372, na comunidade do Diogo, (ao lado do Bar de Marrom), de onde o féretro sairá às 17h desta quarta-feira (1.°) para o sepultamento no Cemitério São José.


Do Correio do Agreste





Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com