© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Eventos com até 2,5 mil pessoas são liberados em Pernambuco

A partir da próxima segunda-feira (27), Pernambuco contará com novas e importantes flexibilizações, no Plano de Convivência com a Covid-19, que afetarão diversos setores da economia estadual. Estarão autorizados os eventos culturais, shows e bailes com até 2,5 mil pessoas ou 50% da lotação do local, o que for menor. O anúncio foi realizado pela secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, na tarde desta quinta-feira (23).


Os organizadores deverão assegurar que 90% dos ingressos sejam destinados às pessoas que completaram o esquema vacinal, seja com as duas doses ou com a dose única. Os outros 10% dos ingressos serão vendidos a pessoas com a primeira dose, e com exame RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento.


“Como uma forma de estimular a vacinação, durante os meses de setembro e outubro, 90% das pessoas que frequentam esses grandes eventos terão que tomar as duas doses da vacina. Apenas 10% das pessoas poderão ter somente uma dose da vacina, mais a testagem. A partir de novembro a gente dobra a capacidade. Esse era um anseio do segmento, que a gente desse previsibilidade para que eles pudessem se organizar. Em novembro a gente aumenta a capacidade para 5 mil pessoas e, a partir daí, a gente tem que ter a imunização completa, com as duas doses da vacina”, explicou Vilaça.


Quanto à realização, os shows poderão acontecer até 1h da madrugada, com duração de até sete horas. “A nova flexibilização não abrange a área de dancing, mas será permitido ficar em pé utilizando a máscara”, explicou a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, acrescentando que a máscara só poderá ser retirada quando se estiver consumindo comida ou bebida.


Já os eventos corporativos, colações de grau, aulas da saudade e os cultos ecumênicos poderão ser realizados com capacidade máxima de 2,5 mil pessoas ou 80% do local, o que for menor. “O uso da máscara permanecerá obrigatório, desde que não se esteja consumindo comida ou bebida. Os participantes também deverão permanecer sentados, mas poderão ficar em pé, desde que estejam usando máscara”, ressaltou Ana Paula.


Cinemas, teatros e circos vão seguir a mesma regra de capacidade dos eventos corporativos. A única diferença é que esses últimos vão poder funcionar das 9h à 1h da madrugada. “Igrejas e atividades religiosas seguem a mesma capacidade e os protocolos imunizantes. O que muda é o horário de funcionamento, que será de 5h à 1h da madrugada”, acrescentou. Já os eventos sociais e buffets poderão funcionar em todo o Estado das 8h à 1h da madrugada, durante todos os dias da semana. A capacidade máxima poderá chegar a 2,5 mil pessoas ou 50% do local, o que for menor.


Também a partir da próxima segunda-feira haverá novas medidas para o funcionamento dos bares e restaurantes. Esses estabelecimentos poderão aumentar a capacidade de clientes para 80% do local com até 15 pessoas por mesa e distanciamento reduzido para 1 metro. “Esses estabelecimentos também vão poder funcionar até 1h da madrugada, mas continuará proibido o espaço de dança”, reforçou Ana Paula. Academias de ginástica e similares estão autorizadas a aumentar a capacidade dos aparelhos de cardio de 70% para 80%.


O secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, comemorou as medidas anunciadas por Ana Paula Vilaça e indicou que o bom momento econômico estadual deve trazer novos anúncios para o setor de turismo. 


“Essas medidas chegam num momento muito especial para o turismo de Pernambuco
. Temos a retomada mais rápida do nordeste e a segunda do país, com 9% no mês de agosto, acima da média nacional de 7%. Já tivemos 98% de recuperação da nossa malha aérea. Teremos nas próximas semanas anúncios importantes para a alta temporada de dezembro e janeiro. Tudo isso aliado à retomada, aos poucos, de bares, restaurantes, shows e eventos deverá tornar possível uma ocupação da rede hoteleira importante depois de tanto sofrimento, diante das restrições que a pandemia impôs ao setor de turismo”, declarou o secretário.


Do Diario de PE /  (Foto: Hélia Scheppa/SEI)

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com