© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 13 de julho de 2021

Setor de serviços volta a registrar desempenho positivo em Pernambuco

Após registrar resultados negativos por três meses consecutivos, o setor de serviços em Pernambuco voltou a dar sinais de recuperação e subiu 3,9% em maio. O resultado estadual, divulgado ontem pelo IBGE por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), é superior à média brasileira, que ficou em 1,2%, e o nono maior do país. 


Durante o período avaliado, todas as cinco atividades de serviços pesquisadas pela PMS registraram crescimento na comparação com o mesmo período do ano passado. Pelo segundo mês seguido, o maior avanço ficou com os serviços prestados às famílias, que incluem 23 segmentos, como hotéis, bares, restaurantes, salões de beleza, espetáculos de artes cênicas e atividades esportivas em geral, com aumento de 126,9%. 


De acordo com a gerente de planejamento e gestão do IBGE em Pernambuco, Fernanda Estelita, a alta tão expressiva nessa atividade específica ocorreu devido a uma base de comparação baixa. “Essas foram as atividades que mais sofreram com o distanciamento social causado pela pandemia em função das características dos serviços prestados, que exigem maior interação social”.

 

O segundo melhor desempenho ficou por conta do setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com crescimento de 44,9% em maio desde ano em comparação com o mesmo período de 2020. Já os serviços profissionais, administrativos e complementares avançaram 16,8%, seguidos pela categoria outros serviços, que inclui a compra, venda e aluguel de imóveis, atividades de apoio à agricultura, à pecuária e gestão de resíduos sólidos, cujo avanço foi de 11%. O menor avanço foi registrado pelo setor de serviços de informação e comunicação, 7,9%.


Na comparação entre maio de 2021 e o mesmo período do ano passado, a alta no volume de serviços no estado foi de 29%, o que coloca Pernambuco em sexto lugar no ranking nacional. O avanço é superior à média brasileira, que ficou em 23% no mesmo período.


De janeiro a maio deste ano, os setores de outros serviços e serviços prestados às famílias estão empatados em primeiro lugar com crescimento de 8,4%. Os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio aparecem em seguida, com alta de 2,5%, enquanto os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram um aumento discreto de 0,7%. Os serviços de informação e comunicação são os únicos que registram queda, -0,8%. No geral, o desempenho do estado nesse período foi inferior ao do país, com crescimento de 2,2% versus 7,3% na média nacional. 


Já no acumulado dos últimos 12 meses, o resultado estadual foi negativo, com retração de 7,5%. No Brasil, a queda foi menos intensa, 2,2%. Nesse período, apenas o setor de outros serviços registrou um desempenho positivo no estado, com avanço de 8,7%. Os serviços prestados às famílias tiveram o pior desempenho, com recuo de 29,5%. Enquanto os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram retração de 8,4%, seguido  pelo setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, -5,3%, e serviços de informação e comunicação, -2,8%.


Do Diario de PE /  (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com