© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 9 de março de 2021

Setor de serviços cresce acima da média nacional em janeiro em Pernambuco

O setor de serviços avançou 1,6% em Pernambuco em janeiro de 2021 na comparação com dezembro de 2020. O dado é da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O aumento ficou acima da média nacional, que fechou em +0,6% no período, mas ainda não houve recuperação total de perdas da pandemia de Covid-19 no Estado.


Pernambuco está 4,5 pontos percentuais atrás do índice de fevereiro de 2020, último mês antes das medidas tomadas para conter a disseminação da Covid-19.


Na comparação anual, no recorte que considera janeiro de 2020, a PMS mostra que o volume de serviços no Estado teve uma retração de 10,3% - o índice é menor que o nacional, que registrou queda de 4,7%.


A variação acumulada nos últimos 12 meses em Pernambuco também foi negativa, com redução de 13,7%, enquanto, no Brasil, a diminuição foi de 8,3%.


Todas as cinco atividades de serviços pesquisadas pela PMS tiveram queda na comparação entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021. 


O segmento com o pior desempenho foi o de serviços prestados às famílias. Em janeiro de 2021, a queda foi de 25,4% frente a janeiro de 2020, segundo o IBGE.  


O setor também tem os índices mais desfavoráveis na variação acumulada dos últimos doze meses (-45,3%).


Já os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio tiveram a segunda retração mais acentuada, de 10,7%, seguido pelos serviços de informação e comunicação, cuja queda foi de 8,2%. 


A categoria de serviços profissionais, administrativos e complementares, fechou em quarto lugar, com recuo de 2,1%. 


A menor diminuição, de 1,2%, ficou por conta da categoria outros serviços. 


Da Folha de PE / Setor de serviços - Foto: Pixabay

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com