© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Detran-PE lança manual para orientar e reduzir nervosismo de candidatos à Primeira Habilitação

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), lançou nesta terça-feira (23), um manual pedagógico para orientar os candidatos que se submetem a prova prática de direção veicular. De acordo com o órgão, o material visa reduzir a ansiedade dos candidatos à primeira habilitação e desmistificar a concepção de que a prova prática é algo difícil. O manual está disponível para download no endereço www.detran.pe.gov.br.



“O manual é um instrumento que visa orientar o processo avaliativo do Exame de Prática de Direção Veicular (EPDV), do Detran-PE. O documento foi pensado e elaborado a partir das necessidades apresentadas pelos instrutores de trânsito e candidatos a primeira CNH”, informou o Diretor Presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles.


De acordo com o órgão, o manual é ilustrado e tem como foco possibilitar o conhecimento das práticas avaliativas adotadas para realização do exame. “Contribuindo para o aperfeiçoamento do desempenho das atividades dos instrutores de trânsito e proporcionando ao futuro condutor um melhor preparo, assim como colaborar na diminuição da ansiedade enfrentada no momento da avaliação”, informou.


O Manual para os candidatos
Segundo o Detran-PE, o manual está disponível para download no endereço www.detran.pe.gov.br, através do menu Educação e, posteriormente na seção “Capacitações e materiais pedagógicos”.


Entre os itens que integram o manual, há informações do Vestuário indicado para a realização da Prova Prática; Monitoramento da Prova; Direitos e deveres de quem está sendo avaliado; Como funciona a Prova Prática em casos especiais como gestantes e pessoas com deficiência; Descrição do circuito da Prova Prática e da sinalização contida no percurso; Etapas da Prova Prática e tempo-limite de realização; Detalhamento das faltas cometidas durante a Prova Prática; e Como ter acesso a imagens da Prova Prática e recorrer do resultado.


Instrutores dos CFCs
Para o Detran-PE, o material vem com objetivo de atualizar os instrutores dos Centro de Formação de Condutores (CFC) e, consequentemente, a formação de novos condutores mais responsáveis no trânsito.


“Os instrutores de trânsito são responsáveis pela formação de condutores em todo Estado. Com calma, paciência e didática, estes educadores do volante ajudam a tornar o trânsito mais gentil (...) É o instrutor quem vai apresentar o veículo ao aluno e ensiná-lo a dirigir, ou seja, todo o processo de formação, atualização e reciclagem de condutores vai ser conduzido por esse profissional”, explicou o Detran-PE.


A profissão dos instrutores de trânsito dos CFCs foi regularizada através da Lei Nº 12,302, de 02 de agosto de 2010, e de acordo com órgão, contribuiu para o aumento do nível de segurança no trânsito e para a qualidade dos serviços prestados aos usuários dos Centros de Formação.


O Manual de Orientações para Instrutores de Trânsito e Candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH, categorias “ACC, A e ou B”, foi produzido pela Coordenadoria de Educação de Trânsito do Detran-PE, por meio da Gerência de Produção Pedagógica.


Do Diario de PE / Foto: PAULO MACIEL/DETRAN-PE

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com