© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Projeto de duas estudantes de Passira é selecionado pelo CNPq

O protótipo reproduz um respirador caseiro e visa auxiliar as pessoas na busca pela sobrevivência em tempos de Covid-19

Duas estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Manoel Guilherme da Silva, localizada em Passira, Agreste pernambucano, foram selecionadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para receber uma bolsa de iniciação científica. O projeto “Respirador Emergencial em Tempos de Covid-19”, criado pelas alunas Maria Layanne e Maria Jhúlia, visa auxiliar as pessoas afetadas pela pandemia. 


Pensando em ajudar a população, as jovens criaram um protótipo de um respirador caseiro para tratar os sintomas causados pela Covid-19, mostrando como o sistema respiratório funciona e como o respirador auxilia esse sistema. Com isso, a proposta do projeto tem o objetivo de conscientizar a população sobre as complicações respiratórias causadas pela doença, bem como a funcionalidade do respirador.   


Para montar o protótipo, as alunas tiveram ajuda dos professores Vanessa Valéria, de biologia, e Leandro Soares, de química. Para desenvolver o respirador, eles utilizaram materiais alternativos, como mangueira, conduite, bexiga e motor de máquina de lavar. O projeto conta com uma estrutura com o sistema respiratório aparente, totalmente explicativo e didático. O boneco exemplifica bem o sistema respiratório, como esqueleto, caixa torácica, traqueia e pulmões, e retrata o funcionamento do respirador emergencial.    


De acordo com o professor orientador, Leandro Soares, o protótipo tem dois vieses, que são para a sociedade e para o desenvolvimento tecnológico. “No que se refere a sociedade, o nosso projeto visa esclarecer o funcionamento e a necessidade da intubação. E para o desenvolvimento tecnológico, ele busca servir como modelo para a elaboração de um respirador com menos gastos tecnológicos”, explicou. 


A bolsa concedida pelo CNPq é um mecanismo para prestigiar e estimular o interesse dos alunos de escolas públicas em ciência, por meio da pesquisa. A bolsa terá vigência de 12 meses. 


“É uma sensação de dever cumprido diante dos desafios e dedicação que tivemos. Ser selecionada pelo CNPq para ganhar essa bolsa vai ajudar muito no desenvolvimento dos meus estudos. Só tenho gratidão por tudo que está acontecendo em minha vida” ponderou Layane.


“O projeto foi muito significativo para mim, pois tivemos um acolhimento bem considerável dele. O recurso oferecido pelo CNPq vai nos ajudar muito não só com a melhoria do protótipo, mas também com nossos estudos”, destacou Jhúlia. 


Mostratec - O protótipo das estudantes Maria Layanne e Maria Jhúlia, “Respirador Emergencial em Tempos de Covid-19”, também foi selecionado para participar da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que acontecerá entre os dias 9 e 11 de dezembro, no Rio Grande do Sul. A Mostratec é a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina e apresenta todo ano centenas de projetos científicos concorrendo em diversas áreas.


Do Governo de PE

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com