© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Black Friday e 13º impulsionam intenção de consumo em novembro em PE

Foto: Reprodução: Edson Barbosa - JH Eletro
A entrada da primeira parcela do 13º salário para os profissionais que trabalham formalmente, com carteira assinada, e aposentados, além do atrativo das ofertas da Black Friday, foram dois dos fatores que impulsionaram o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) Pernambucanas em novembro. O indicador foi de 63,7 pontos, contra 59,3 registrados em outubro. Apesar da alta na variação mensal, o índice ainda se encontra na zona de avaliação negativa, abaixo dos 100 pontos, condição que se mantém desde agosto de 2015. Além disso, a pontuação foi menor do que a registrada no mesmo período do ano passado, que chegou a 89 pontos.


Segundo Rafael Ramos, economista da Fecomércio-PE, novembro tem se tornado um mês com pico de consumo das famílias pernambucanas. Além do pagamento do 13º e da Black Friday, neste ano o cenário, apesar da instabilidade causada pela pandemia do coronavírus na economia, tornou-se favorável à data comemorativa do varejo. "A Black Friday é muito ligada às vendas nos canais digitais e, com a pandemia, aumentou o percentual de pessoas que compram por este meio. Existia essa expectativa ancorada nessas variáveis e essa intenção de consumo veio confirmando, com o crescimento em novembro", afirmou.


A maior variação percentual mensal, inclusive, quando se analisa por segmentos, foi no momento para duráveis, com crescimento de 19%. A maioria dos itens mais comprados na Black Friday refletem essa tendência, já que eles se concentram em móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e outros produtos duráveis.


A expectativa é que o movimento de crescimento na intenção de consumo se repita em dezembro, porém não com a mesma intensidade do índice apresentado em novembro. "É provável que haja queda em dezembro na variação sobre novembro. Muita gente antecipa as compras para Natal e ano novo, aproveitando as promoções mais agressivas do que queriam comprar. Isso prejudica o consumo de dezembro. Mas, mesmo assim, a variação é negativa em relação à novembro, mas deve repetir o desempenho do ano passado e ter o segundo melhor desempenho do ano para um mês. É provável que, mesmo com um ano atípico, também siga esse comportamento", concluiu.


Do Diario de PE

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com