© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Intenção de consumo tem segunda alta consecutiva em Pernambuco

Imagem: Getty Images/iStockphoto/
AndreaGoldschmidt

A retomada das atividades econômicas em Pernambuco, datas comemorativas, recuperação gradativa dos empregos e injeção de renda com o Auxílio Emergencial e saque do FGTS foram fatores que influenciaram na intenção de consumo dos pernambucanos. Em setembro, o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) Pernambucanas apresentou alta pelo segundo mês consecutivo. O indicador passou de 57,8 pontos em agosto para 59,6 pontos no mês seguinte. Ainda assim, o indicador continua na zona de avaliação negativa, abaixo dos 100 pontos, condição iniciada em agosto de 2015. Apesar do avanço na variação mensal, a queda causada pela pandemia do coronavírus foi tão intensa que a recuperação ainda não foi suficiente para alcançar o mesmo patamar do mesmo período do ano passado, quando o índice foi de 80,3 pontos.


A intenção de consumo costuma ser impulsionada em setembro por datas importantes, que incentivam o consumo, principalmente, de alimentação e bebidas. O feriado da Independência foi uma data importante porque caiu na segunda-feira e resultou em um feriadão e marca a abertura da temporada de sol, bastante explorada em Pernambuco. Além disso, também foi realizada a Semana do Brasil, com ofertas em diversas lojas e produtos. Porém, de uma forma geral, o segundo semestre apresenta melhores perspectivas de consumo em relação ao primeiro semestre, que foi bastante afetado com o isolamento social imposto para conter a disseminação do coronavírus.


"Existe um movimento de recuperação desta perda que aconteceu. Acreditamos que o segundo semestre será melhor do que o primeiro. Tem a injeção do auxílio emergencial e do FGTS e ainda existe uma recuperação dos empregos. O saldo positivo foi de quatro mil vagas formais em julho, o primeiro resultado positivo do ano. Agosto teve o dia dos pais, que impulsiona o consumo. Em setembro tem a contratação para o começo da safra da cana e em outubro começa a contratar os temporários de final de ano, com pico em novembro", explica Rafael Ramos, economista da Fecomércio-PE.


Porém, a recuperação não deve ser suficiente para atingir os mesmos resultados do ano passado. "Quando analisa o mesmo período do ano passado, a recuperação ainda é muito baixa. Tivemos quedas significativas em abril e maio, quando o isolamento social foi maior. Agora o período para se recuperar é muito curto", ressalta o economista.


Do Diario de PE

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com