© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Pernambuco | Operação Lei Seca retoma atividades com novos protocolos

Após quatro meses auxiliando o Governo de Pernambuco em ações estratégicas desenvolvidas pelas secretarias de Estado, desde o início da pandemia da Covid-19, especialmente na fiscalização de bares e restaurantes para adequação às medidas de isolamento social - a Operação Lei Seca em Pernambuco (OLS-PE), sob coordenação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), já retomou as ações de fiscalização no trânsito e as realizações dos testes do etilômetro. Para isso, cumpre novo protocolo a fim de garantir a segurança dos condutores abordados, além das equipes que atuam na Operação.

De acordo com os novos procedimentos, para que sejam realizados os testes do bafômetro, o policial militar e/ou agente de trânsito que operar o etilômetro durante a fiscalização deve utilizar máscara cirúrgica ou N95, óculos de proteção ou face shield para contenção de gotículas ou aerossóis e luvas de procedimentos. O etilômetro é mantido o mais distante possível da face do operador, de forma que reduza o risco de contato com possíveis gotículas do sopro, sendo necessária a higienização das mãos a cada novo uso. Durante a realização das abordagens o fluxo de pessoas no interior da blitz também está sendo controlado para que não exceda a concentração de dez motoristas. Já os cones de sinalização delimitam o espaço em que cada pessoa deve aguardar nas áreas da blitz, garantindo 1,5 m de distância do outro.

"Todos os integrantes das equipes de fiscalização estão utilizando equipamentos de proteção individual, além de disponibilizar recipientes com álcool a 70% para higienização das mãos dos usuários, profissionais e colaboradores na área da blitz. Dessa forma, o condutor estará protegido e também deve estar utilizando máscaras de proteção no momento da abordagem", pontua o coordenador da OLS em Pernambuco, Felipe Gondim. "Todos os veículos envolvidos nas ações de fiscalização, viaturas operacionais, vans e guinchos, estão sendo higienizados com saneantes desinfetantes de uso geral, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao término de cada serviço, pelo respectivo motorista da viatura", complementa.

Cumprindo determinações sanitárias, a OLS utiliza piteiras descartáveis individuais para cada teste. O uso de álcool em gel nas mãos não traz nenhum prejuízo ao condutor no momento da abordagem. De rotina, são adotados procedimentos contra qualquer tipo de resultado falso positivo, como acontece em casos de uso de enxaguantes bucais que contêm álcool em sua composição. 

A qualquer sinal de questionamento, por parte do condutor que tenha feito o teste com o etilômetro, é disponibilizado um reteste. Tal procedimento é realizado após intervalo mínimo de 15 minutos, tempo que possibilita que o ar contaminado pelo álcool - presente no ambiente ou na mucosa interna da boca (no caso do enxaguante bucal) -, seja evaporado. O equipamento para testagem de condutores é avaliado e certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

"Perante o cenário de pandemia e da diminuição do fluxo de veículos nas ruas, já que conforme a determinação do Governo de Pernambuco esses estabelecimentos só podiam funcionar para entregas em domicílio ou como postos de coleta, sem poder receber clientes em seu interior, a OLS deu suporte às atividades de enfrentamento para garantir os cuidados ao combate do novo coronavírus. Os policiais militares que formam as equipes de fiscalização participaram de ações conjuntas junto à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) e as equipes de Saúde estiveram empenhadas nas ações de Vigilância em Saúde, coordenadas pela SES. Com a reabertura gradual dos serviços, a OLS retomou normalmente a atuação nas ruas e pedimos a colaboração dos motoristas para este novo normal", afirma Gondim.

Do Governo de PE

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com