© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Mobilidade urbana: tendências que vieram para ficar

Passar horas no trânsito, gastos com manutenção, combustível e seguro são alguns dos motivos que estão fazendo algumas pessoas, principalmente os mais jovens, deixarem o sonho do carro próprio de lado. Com a influência de novas tecnologias, a mobilidade urbana se transforma de modo democrático e sustentável. Por isso, listamos algumas tendências que vieram para ficar. Confira.

Bicicleta
A bicicleta não é recente tampouco inovadora. Mas nos últimos anos, pessoas que antes a viam apenas como um instrumento de lazer, começaram a  usá-la como meio de transporte. Com isso, algumas cidades adaptaram suas ruas com ciclovias e ciclofaixas para dar mais segurança aos ciclistas.

Atualmente, não é mais preciso ter uma bicicleta própria para se locomover com duas rodas. Em grandes cidades, empresas oferecem aluguel de bikes a preços acessíveis e com a facilidade de deixá-las em estações próprias ou em qualquer local. Além disso, esta é também uma forma de ser mais ativo e contribuir com o meio ambiente. Afinal você estará se exercitando sem emitir nenhum poluente.

Aplicativos de mobilidade urbana
Estes aplicativos, que oferecem carros com motoristas, vêm tomando cada vez mais força. Principalmente, entre aqueles que não estavam habituados a usar táxis devido ao alto preço. A chegada do serviço no Brasil em 2014 foi revolucionária e hoje faz com que muitas pessoas revejam seus costumes utilizando menos os carros próprios, o que contribui para a redução do trânsito, além de, em muitos casos, ser mais econômico. 

Carsharing (carro compartilhado)
Este é um conceito ainda tímido no Brasil, mas que vem ganhando força. Ele consiste no compartilhamento de veículos por meio de aplicativos. É ideal para aquelas pessoas que precisam de carros em determinados períodos, mas não estão dispostas a comprar um próprio. 

Para usar o serviço é simples, basta se cadastrar, por meio de aplicativo, em uma empresa do setor e escolher o veículo que mais combina com as suas necessidades. Ideal para quem precisa de carros de diferentes tamanhos para ocasiões distintas.  

Patinete elétrico
Nas grandes cidades, os patinetes elétricos estão em alta. Ágeis e fáceis de serem conduzidos são muito utilizados, principalmente em zonas com alta concentração de escritórios, consequentemente trânsito. Para alugá-los é simples. Basta ter uma conta com o cartão de crédito registrado, em uma das empresas que oferecem o serviço e escanear o QR code de um dos patinetes espalhados pela cidade. 

Automóvel elétrico
Se mesmo com todas as opções de alternativas ao automóvel, você ainda prefira o carro particular, o modelo elétrico é uma forte tendência. Apesar de ainda não ser popular e dos preços altos, a vontade do consumidor em ter um carro movido a energia elétrica é real. 

Os carros elétricos têm motor silencioso e nenhuma emissão de poluentes, ou seja, menos poluição do ar e sonora. Além disso, os motores elétricos tem alto desempenho e menos custo por quilômetro rodado.

Se você é uma pessoa que está sempre atenta às mudanças que ocorrem nas cidades, que tal cursar uma especialização em urbanismo? Conheça nossos cursos na área e escolha o que se encaixa no seu perfil.


Fonte – Blog Portal Pós 

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com