© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Sesc Ler Surubim convida

Imagens: Divulgação/Reprodução
Será celebrada nesta sexta-feira (8/02), na Igreja São Marcelino Champagnat, no bairro São José, em Surubim, a Missa de 7º Dia em memória do presidente da Fecomércio/Senac/Sesc, Josias Silva de Albuquerque, falecido no último sábado (02/02), no Recife, aos 82 anos. A missa será às 16h.


Educação e responsabilidade social na essência

Com uma trajetória marcada pela defesa da educação, principalmente como presidente da Fecomércio, Josias Albuquerque foi protagonista no incentivo ao desenvolvimento socioeconômico de Pernambuco



Nascido em 31 de agosto de 1936 no Recife, Josias Albuquerque, formado em Direito e História, sempre foi vocacionado para atividades educacionais, tanto que sempre fez questão de ser chamado de professor.  Além da educação, a responsabilidade social e o apoio ao desenvolvimento empresarial de Pernambuco também foram focos em sua atuação principalmente à frente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.

Foi durante os anos de estudo na escola Dom Bosco que o professor Josias Albuquerque despertou o gosto pela educação. Costumava dizer que o professor, quando de fato é um educador, tem uma importância excepcional na formação do cidadão, preparando-o para a vida. A vida profissional de Josias Albuquerque começou aos 13 anos, na Metalúrgica Recife. Toda a sua formação profissional sempre foi vinculada à educação. Aos 22 anos, ele foi convidado pelo governador Cordeiro de Farias a dirigir a Escola Artesanal de Floresta e mais tarde a instalar no Estado de Pernambuco mais 20 escolas artesanais.  Passou também pela Codecipe, pelo Departamento de Formação Profissional da Secretaria do Trabalho e Ação Social, pelo Departamento de Promoção Profissional do Adulto (DEPPA). 

Sua atuação rendeu a nomeação de diretor da Escola Artesanal de Goiana e a docência nas áreas de matemática e geometria. Atuou ainda como diretor e licenciando em outras instituições, e professor catedrático de Cultura Técnica. Josias passou ainda pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, onde liderou a gestão da Divisão de Ensino Profissional, foi diretor regional do Senac-PE e, em 1995, assumiu a presidência do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Estado. 

As seis gestões que Josias Albuquerque passou à frente da Fecomércio Pernambuco foram decisivas na transformação da entidade. Desde que assumiu, ele transformou o que antes era apenas cobrança da contribuição sindical em ações que passaram a ter  a população e o comércio como prioridade. Na época, o momento era de muita dificuldade financeira, justamente pela falta de representatividade que a instituição tinha. Aos poucos, os obstáculos foram sendo superados com muito esforço. Inúmeras foram as conquistas desses 24 anos do gestor como presidente da entidade, não só através da Fecomércio, mas também de todo o Sistema, composto pelo Sesc e pelo Senac, que possuem como principal função prestar serviço de alta qualidade para os comerciários e para toda a população. 

Acreditava no poder transformador da educação e, por isso, nunca deixou de investir na área. Começou no Senac investindo nas unidades móveis, levando educação para todo o interior do estado de Pernambuco, educação profissional e técnica. Depois, investiu no nível superior, criando a Faculdade Senac. Seguiu como entusiasta das ações do Senac, seja construindo escolas, faculdades, centro de convenções, como o de Caruaru, e interiorizando todas as atividades. 

Quando chegou à Fecomércio, a entidade não tinha uma sede própria, funcionava em um prédio alugado e com uma série de débitos. A instituição só fazia cobrança de contribuição sindical e não prestava serviços aos empresários do comércio. Em menos de um ano de trabalho, a equipe gerida por Josias conseguiu liquidar o déficit e começar a trabalhar para oferecer ações e produtos para desenvolver o segmento. 

Por meio da atuação de Josias Albuquerque, a filosofia de funcionamento da Federação foi modificada. Além da melhora da estrutura interna, criou novos setores, gerou empregos, ajudou o desenvolvimento do comércio, do turismo, da educação e consequentemente da economia de Pernambuco. Uma das suas ações que ajudaram a impulsionar a economia foi levar os empresários de Pernambuco para conhecer o mercado internacional, através das missões empresariais para o exterior, visitando vários países de diversos continentes. As missões aconteceram em parceria com o Sebrae, parceiro da Federação não só nas missões empresariais, mas em inúmeros projetos que têm como objetivo desenvolver a atividade empresarial do comércio. Josias Albuquerque foi, inclusive, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae até o ano passado. 

Faleceu, aos 82 anos, na manhã do sábado (02/02/2019), às 10h50, no Real Hospital Português, em decorrência de doença hepática e falência múltipla dos órgãos. Ele era casado com Erotides Gomes de Albuquerque, tinha dois filhos e cinco netos. Em uma das últimas entrevistas concedidas à Revista Informe Fecomércio, o Prof. Josias Albuquerque afirmou: “Para um jovem descendente de família com poucos recursos financeiros, porém honrada pelo exemplo decorrente da conduta dos meus pais, foi difícil vencer as adversidades. No entanto, a motivação para contribuir com a formação de jovens que enfrentassem situações idênticas me levou a lutar para que essas pessoas pudessem conquistar oportunidades para mudar esse quadro social a que estamos submetidos. Sinto-me um vencedor por nunca ter deixado de sonhar e de realizar meus sonhos, transformando vidas e dando oportunidades a quem também quer transformar o Brasil em um lugar melhor para se viver”.

Da Assessoria

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com