© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 22 de março de 2018

Em Surubim, Dia Mundial do Teatro será comemorado com seis dias de programação gratuita

Imagem: Divulgação/Reprodução
De 22 a 27 de março, o Sesc Ler Surubim promove uma Mostra de Teatro e Circo para lembrar o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo. A ação faz parte, também, das comemorações dos 15 anos de existência da unidade e traz o tema “Cultura, Política e Resistência”, que será abordado a partir das expressões culturais. O projeto será oferecido de forma gratuita, por meio de apresentações, debates e formações para o público.
Na quinta-feira (22), às 15h30, acontece a abertura da Mostra na Escola Estadual Maria Cecília. No local, será realizada uma mesa redonda com a participação da artista Odília Nunes e dos grupos Proscênio e Galpão das Artes. O momento será mediado por Eduardo D’Amorim e Silvana Sabino.
A programação da sexta-feira (23) tem início às 10h, na Feira Livre de Surubim, com a intervenção cultural “Ester”. A apresentação será realizada por Odília Nunes, da cidade de Ingazeira, e poderá ser acompanhada por todos que estiverem na feira. A partir das 15h30, na ETE, acontecerá o espetáculo “Ópera D’água”, apresentado pelo Grupo Proscênio, do Sesc Ler Surubim, que existe há cerca de 10 anos. Às 20h, a Praça Dídimo Carneiro receberá o espetáculo “Pa (IDEIA) – Pedagogia da Libertação”, de autoria do Coletivo Grão Comum e Gota Serena, de Recife.
No sábado (24), o público poderá apreciar a programação de espetáculos teatrais na Praça Dídimo Carneiro. Às 16h, a artista Odília Nunes irá apresentar a obra “Decripolou Totepou”. Em seguida, às 20h, o Grupo Proscênio se apresenta ao público com o espetáculo “ABOIO – Toada Ligeira pra Surubim”. No domingo (25), a partir das 16h, a criançada poderá curtir a Peça Infantil que será oferecida pelo Sesc na Praça Dídimo Carneiro. Mais tarde, às 20h, o Grupo Proscênio se apresentará na sede da Associação Cultural Uiraçaba com a obra “Ópera D’água”.
No dia seguinte, segunda-feira (26), a programação fica por conta do Centro de Criação Galpão das Artes. Às 16h, será exibido o espetáculo “A História de um Barquinho”, na Escola Municipal Antônio Leal Filho. Já a partir das 20h, na sede da Associação Cultural Uiraçaba, acontecerá a apresentação da obra “O Peru do Cão Coxo”. No último dia do evento (27), às 19h, o público e os grupos que integraram a programação se encontrarão na Avenida São Sebastião para participar de um cortejo com o Boi Surubim e Boizinho
em direção à Bodega – Cumê Nordestino. Lá, a partir das 20h, será realizado um sarau, com recitais, performances, solos, apresentação musical e jam session.

De acordo com Igor Batista, professor de artes do Sesc Ler Surubim, a Mostra é uma oportunidade para integrar a cultura local com outras cidades do estado, promovendo o crescimento do espaço das artes cênicas na região. “A parceria com as escolas e associações é de suma importância para aproximarmos os artistas locais dos artistas convidados. A proposta é descentralizar as ações de teatro, formando plateia e contribuindo na formação de todos que participarão da nossa mostra.”
Cultura – O Dia Mundial do Teatro é comemorado no dia 27 de março em homenagem às artes cênicas, que se manifestam desde a pré-história. A data foi estabelecida pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), em 1961, devido à inauguração do Teatro das Nações, em Paris. O objetivo deste dia é promover a aproximação dos movimentos teatrais do seu público, com programações gratuitas e diferenciadas em diversos países.
Artes Cênicas no Sesc – As artes cênicas do Programa Cultura do Sesc Pernambuco trabalham com as linguagens do Circo, da Dança e do Teatro, com apresentações artísticas e atividades formativas que promovem a fruição, a experimentação, a difusão e a discussão estética e crítica das artes de expressão da cena, a partir do ponto de vista da criação artística e da formação de públicos. Cada unidade executiva desenvolve uma gama de ações autônomas em intercurso com as diretrizes do Departamento Nacional e do Regional frente às cidades e seus artistas.
Serviço: Dia Mundial do Teatro – Mostra de Teatro
Entrada gratuita
Informações: (81) 3634-5280

Quinta-feira (22/03)
15h30: Mesa “Experiências em resistências no teatro”
Realização: Grupo Proscênio, Odília Nunes e Galpão das Artes, com mediação de Eduardo D’Amorim e Silvana Sabino
Local: Escola Estadual Maria Cecília

Sexta-feira (23/03)
10h: Intervenção “Ester”
Realização: Odília Nunes
Local: Feira Livre de Surubim

15h30: Espetáculo “Ópera D’água”
Realização: Grupo Proscênio
Local: Escola Técnica Estadual Antônio Farias (ETE)

20h: Espetáculo “Pa (IDEIA) – Pedagogia da Libertação”
Realização: Coletivo Grão Comum e Gota Serena
Local: Praça Dídimo Carneiro

Sábado (24/03)
16h: Espetáculo “Decripolou Totepou”
Realização: Odília Nunes
Local: Praça Dídimo Carneiro

20h: Espetáculo “ABOIO – Toada Ligeira pra Surubim”
Realização: Grupo Proscênio
Local: Praça Dídimo Carneiro

Domingo (25/03)
16h: Espetáculo “Peça Infantil”
Local: Praça Dídimo Carneiro

20h: Espetáculo “Ópera D’água”
Realização: Grupo Proscênio
Local: Sede da Associação Cultural Uiraçaba

Segunda-feira (26/03)
16h: Espetáculo “A História de um Barquinho”
Realização: Centro de Criação Galpão das Artes
Local: Escola Municipal Antônio Leal Filho

20h: Espetáculo “O Peru do Cão Coxo”
Realização: Centro de Criação Galpão das Artes
Local: Sede da Associação Cultural Uiraçaba

Terça-feira (27/03)
19h: Cortejo com o Boi Surubim, Boizinho e os grupos participantes
Local: Avenida São Sebastião

20h: Sarau (recital, performances, solos, apresentação musical e jam session)
Local: Bodega – Cumê Nordestino

Da Assessoria

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com