© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

sábado, 24 de janeiro de 2015

COMPESA detalha obras de implantação do esgotamento sanitário de Surubim e reforça Educação Socioambiental na comunidade do Diogo

Aconteceu na noite desta quinta-feira (22) um encontro com a equipe da Gerenciadora Concremat, representando a Compesa, com moradores da localidade do Diogo, na divisa entre os municípios de Surubim e Casinhas, onde estão sendo executadas as obras de implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A obra, realizada através do Projeto de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco com recursos do Governo do Estado e financiamento do Banco Mundial (BIRD), está orçada em R$80 milhões e vai atender 94% da área urbana da cidade de Surubim, aproximadamente 50 mil pessoas serão beneficiadas.

O encontro foi realizado no Centro Comunitário Governador Eduardo Campos e reuniu moradores das ruas José Gomes de Lima, Oscar Cavalcanti Porto e Manoel Pereira da Silva, ambas localizadas no entorno onde a estação está sendo construída.  A reunião foi coordenada pela assessoria social e ambiental da Gerenciadora CONCREMAT, com a participação da coordenadora de contratos Maria Gisélia Vanderlei, do técnico social Lúcio Fábio e da bióloga Rosany Lócio, que alternaram as explicações ao público. Com o objetivo de conscientizar a população do entorno da obra de execução da  estação de tratamento de esgoto a não jogar lixo no Rio Caiaí,  e assim, ajudar também a despoluir.

Confiram, também: Compesa apresenta detalhes das obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Surubim, hoje (22), com moradores do Diogo

 Engenheira Coordenadora, Gisélia Vanderlei, Gerenciadora Concremat.
De acordo com a engenheira coordenadora de contrato, Maria Gisélia Vanderlei, "o objetivo da obra é melhorar a qualidade de vida da população, com a despoluição do mananciais que contribuem para a bacia do Rio Capibaribe." Além de ter reforçado que essa obra é um dos maiores investimentos do Governo Federal, em saneamento no estado de Pernambuco.

Vários esclarecimentos foram feitos e dúvidas tiradas na ocasião. A população foi informada que, além da implantação de um moderno sistema de esgotamento, com o intuito de realizar o tratamento adequado dos efluentes coletados na cidade, o projeto prevê ainda aplicação de medidas mitigadoras, como trabalho social, ambiental, e recuperação da área de preservação permanente do entorno da estação de tratamento de esgoto a qual hoje encontra-se degradada.

A estação terá capacidade de vazão de 46,47 litros por segundo e será composta pelas seguintes unidades operacionais: um reator anaeróbico de fluxo ascendente; dois filtros biológicos; um decantador secundário; uma elevatória de recirculação; e 20 leitos de secagem de lodo. Os esgotos de Surubim serão submetidos a tratamento para a redução em 90% na demanda bioquímica de oxigênio (DBO), permitindo que possam ser lançados no riacho Diogo - destino final dos efluentes - após passarem por tratamento na ETE.
Lúcio Fábio, Técnico Social. Gerenciadora Concremat.
Rosany Lócio, Bióloga, Gerenciadora Concremat.


Com informações do Blog Mais Casinhas / Redação

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com