© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

sábado, 26 de março de 2022

Pernambuco autoriza segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos acima dos 65 anos

Pernambuco autorizou a aplicação da segunda dose de reforço (também chamada de quarta dose) da vacina contra a Covid-19 em idosos acima dos 65 anos que receberam a primeira dose de reforço há quatro meses.


A informação foi divulgada no início da tarde nesta sexta-feira (25) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) após reunião com o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação, representantes municipais e Comissão Intergestores Bipartite (CIB), no Recife.


Segundo a SES-PE, mais de 600 mil (654.654) pessoas já receberam a primeira imunização de reforço em Pernambuco, considerando a faixa etária acima dos 65 anos. A chamada 4ª dose deve ser aplicada passados quatro meses do primeiro reforço. 


“O avanço na faixa etária, neste momento, é importantíssimo diante do chamado envelhecimento do sistema imunológico, tendo em vista que a grande maioria da população idosa já contabiliza mais de quatro meses do recebimento da sua dose de reforço", comentou o secretário estadual de Saúde, André Longo.


O calendário de início das aplicação ficará a cargo de cada município, que será responsável por definir estratégias locais de vacinação para deste público.


Segundo a SES, o Estado seguirá a recomendação técnica do Ministério da Saúde, que estabelece que a aplicação da segunda dose de reforço deve ser feita com os imunizantes da Janssen, Astrazeneca/Fiocruz e Pfizer/BioNTech.



"O cenário de circulação viral em Pernambuco se constituir de maneira bastante positiva, com taxa média de ocupação de leitos abaixo dos 40% em nossas unidades e taxa de positividade para novos casos girando entre 5 e 6%. Mesmo com esses números, não podemos nos descuidar na proteção dos pernambucanos”, observou Longo.


A superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, informou que a população estimada com 65 anos ou mais é de 872.823 em Pernambuco e que este público já passou da marca dos 70% de cobertura vacinal contra a Covid-19.


"Porém, precisamos manter os esforços para aumentar essas taxas de coberturas, oportunizando a proteção de forma adequada e em tempo oportuno, evitando bolsões de pessoas com esquemas incompletos e vulneráveis a doença, sendo que este grupo é um dos que apresentam maior risco para agravamento e óbito”, afirmou Ana Catarina. 


A superintendente também informou que haverá checagem da situação vacinal dos idosos, tanto para Covid-19 quanto para influenza, durante a Campanha Nacional contra Influenza 2022, que terá início em 4 de abril.


“A campanha de vacinação contra a gripe, contemplará, neste primeiro mês, o público formado por idosos e profissionais de saúde. Reforçamos com os gestores municipais a importância de fazer a checagem da situação vacinal contra a Covid-19 deste idoso no momento da proteção contra a influenza, aproveitando a ida deste ao serviço de saúde e protegê-lo de forma simultânea”, completou.


Da Folha de PE / Foto: Patrick T. Fallon / AFP

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com