Noé da Ciranda era agricultor, poeta e cirandeiro, reconhecido por manter viva a tradição da ciranda em Pernambuco. Conhecido pela improvisação de versos nas feiras livres do interior, transformou o cotidiano em poesia e música, tornando-se uma das principais expressões da cultura popular surubinense.
Programação
A abertura do festival acontecerá na sexta-feira (9), no Terreiro da Casa em que Eu Nasci, no bairro do Diogo, com plantio e doação de mudas de árvores, seguido de apresentações e manifestações espontâneas de artistas, familiares, amigos e admiradores de Noé da Ciranda. A programação da noite inclui a apresentação do grupo Ciranda Rosa Branca do Mestre Noé.
No sábado (10), as atividades ocorrem no Portal Pindorama, no bairro Lagoa Nova. Estão previstas, a partir das 14h, inscrições e oficina de pintura com o artista plástico potiguar Luiz Anísio. À noite, a partir das 18h, haverá apresentações musicais de Biuzinho do Violão (Surubim) e Jorge Dissonância (Aracaju-SE), seguidas da inauguração do Portal Pindorama, da inauguração do Ateliê Mestre Zé Severino, da exibição do filme “Noé da Ciranda” e de uma roda de conversa sobre a trajetória do cirandeiro. A programação também inclui apresentação do grupo Sambada de Coco de Surubim.
O encerramento do festival será no domingo (11), no Pátio dos Mamulengos Gigantes, com continuidade, no período da manhã, da oficina de pintura com o artista Luiz Anísio. À tarde, a partir das 14h, haverá abertura de exposição artística, além de atividades literárias e musicais.
A partir das 16h30, haverá a saída de cortejo com grupos culturais, partindo do Portal Pindorama em
direção ao Pátio dos Mamulengos Gigantes. Às 19h40, ocorrem as apresentações dos grupos culturais na Arena dos Mamulengos Gigantes, na seguinte ordem: Boi Surubim (Surubim), Ciranda Rosa Branca do Mestre Noé (Surubim), Mazurca Pé Quente do Alto do Moura (Caruaru), Bloco Caboclinho do Sítio Melancia (João Alfredo), Forró de Rabeca por Tito Mendes (Olinda) e Mamulengo Arte da Alegria com o Mestre Bel (Glória de Goitá).
Além das apresentações culturais, o Festival Mamulengá contará com feirinha de artesanato, pintura ao vivo, entrega de troféus, sorteio de brindes, doação de sementes e mudas de árvores, lançamento da Sociedade dos Amigos do FestMamulengá Surubim e comercialização de alimentos e bebidas não alcoólicas.
Do Portal da Cidade Surubim





















