© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Surubim: Agência do Banco do Nordeste disponibiliza vaga para Jovem Aprendiz

A agência do Banco do Nordeste, em Surubim, está com vaga disponível para Jovem Aprendiz. O interessado (a) poderá ser convidado para entrevista, após análise curricular. A data limite para envio dos currículos é até o dia 01/10/2025. 


O candidato deverá enviar o seu currículo para bancodetalentossurubim2025@gmail.com ou procurar a agência do Banco do Nordeste em Surubim. Também poderá realizar a sua inscrição na agência do Banco, situada na Av. Paulo Afonso, 97 - Centro. Ou através do link, clique AQUI.


 Para concorrer a uma vaga de aprendiz o jovem candidato necessitará, obrigatoriamente, atender, cumulativamente, os requisitos elencados abaixo:


Perfil dos aprendizes


i. Idade entre 15 e 17 anos;


ii. Morador do mesmo município onde está localizada a unidade do Banco do Nordeste a ser atendida;


iii. Caso seja estudante, que esteja, no mínimo, na 9° série do Ensino Fundamental ou Supletivo, obrigatoriamente cursado em Escola Pública (solicitar documento comprobatório), com média global no histórico escolar igual ou superior a 6;


iv. Caso tenha concluído o Ensino Médio, que seja oriundo de Supletivo ou ensino regular, obrigatoriamente, cursado em Escola Pública (solicitar documento comprobatório), com média global no histórico escolar igual ou superior a 6;


v. Ser oriundo de família em situação de vulnerabilidade social, cuja renda familiar per capita seja igual ou inferior a 50% do salário mínimo vigente no país (a comprovação de renda será realizada, pela entidade convenente, através de comprovação de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).


Observar com atenção no processo seletivo às questões relacionadas com cláusulas que constarão no contrato sobre nepotismo



XXIX - Não conter em seus quadros, APRENDIZ que seja cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, de funcionário que exerça cargo em comissão ou função de confiança no Banco do Nordeste do Brasil S.A.:


a) detentores de cargo comissionado que atuem em área do Banco com gerenciamento sobre o contrato;


b) detentores de cargo comissionado que atuem na área demandante da contratação (área gestora e fiscal deste Contrato);


c) detentores de cargo comissionado que atuem na área que realiza a licitação/contratação;


d) autoridade do Banco hierarquicamente superior às áreas supramencionadas.


Direitos do Jovem Aprendiz do Banco do Nordeste


a. Remuneração de 1 salário mínimo nacional por mês;


b. Auxílio-alimentação;


c. Vale-transporte (caso seja necessário);


d. Férias;d. Décimo Terceiro


e. FGTS: 2%.


Da Redação _ Negócios & Informes






Sesc Ler Surubim faz entrega de documentos emitidos no Colmeia 2025

Foto: Luís Germano - Negócios & Informes

Carteiras de identidade estão disponíveis na entrada da unidade. Atendimento de segunda a sexta, no horário comercial


Todo ano, o Sesc Pernambuco promove uma grande ação social em suas unidades que beneficiam a população com serviços gratuitos de saúde, bem-estar, beleza, recreação e assistência. Uma delas é o Sesc Ler Surubim. Em 2025, o projeto foi realizado, na cidade do Agreste, no mês de maio, quando celebrou 22 anos de atuação.


Um dos atendimentos mais requisitados é o de emissão de documentos, principalmente da Carteira de Identidade. No ato da solicitação, as pessoas são avisadas de que este deve ser retirado na unidade. E chegou o momento. Os RGs emitidos na ação já estão disponíveis. Para recebê-lo, é só visitar o Sesc Ler de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.


“Esse serviço é fruto de uma consolidada parceria que o Sesc Pernambuco tem com o Instituto Tavares Buril. Com isso, conseguimos atender uma das principais necessidades da população que precisa deste documento para diversas atividades”, explica Nelma Farias, gerente do Sesc Ler Surubim.



Serviço: Entrega das Carteiras de Identidade emitidas no Colmeia 2025

Local: Entrada do Sesc Ler Surubim (Rua Frei Ibiapina, s/n, São José)

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Informações: (81) 99805-0067 (Whatsapp)




segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Nova Portaria da Adagro regulamenta realização de Torneios Leiteiros em Pernambuco

A regulamentação está fundamentada na Lei Estadual nº 12.228/02, regulamentada pelo Decreto nº 27.687/05, bem como na Instrução Normativa nº 6 do Ministério da Agricultura e Pecuária



Nova Portaria da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco – Adagro passa a disciplinar, no âmbito estadual, os procedimentos de autorização, execução e fiscalização de Torneios Leiteiros, para resguardar a sanidade e o bem-estar animal e a qualidade higiênico-sanitária do leite durante a competição. Os eventos agropecuários realizados isoladamente ou como parte de feiras e exposições, em estabelecimentos públicos ou privados, devem atender aos requisitos obrigatórios para a sua organização e realização, além de protocolar autorização prévia e fiscalização da Adagro, com antecedência mínima de 30 dias da data da sua realização.


A Portaria nº 063/2025, publicada no dia 13 de setembro no Diário Oficial de Pernambuco, vigente a partir da data de publicação, prevê que, no requerimento de autorização devem constar: a Anotação de Responsabilidade (ART) do médico veterinário responsável técnico (RT), registrada no Conselho Regional de Medicina Veterinária, plano de destinação do leite, planta das instalações, relação preliminar dos expositores, apresentação de regulamento do torneio, além de assinatura de termo de ciência e compromisso, com relação ao cumprimento das exigências da Portaria Adagro nº 63 e demais legislações agropecuárias de defesa e inspeção animal.  


Também devem ser enviadas para análise e aprovação da Adagro, informações sobre o evento, como datas e horários de ingresso, inspeção, ordenhas e saída de animais, bem como a formalização dos integrantes de uma comissão organizadora, que ficará responsável pela condução do concurso leiteiro.  



As atribuições desta Comissão contemplam a orientação e organização para minimizar riscos sanitários e promover o bem-estar animal, verificando os requisitos como a adequação das instalações e equipamentos, bem como a higiene das ordenhas, monitoramento do estado de saúde dos animais, realização de exames clínicos quando necessário, incluindo a triagem na admissão.



A Portaria assinada pelo diretor-presidente da Agência, Moshe Dayan Fernandes, prevê também a comunicação imediata ao Serviço Veterinário Oficial (SVO) da Adagro e à organização, quaisquer suspeitas de doenças de notificação obrigatória, óbitos ou maus-tratos, bem como irregularidades nas prescrições e tratamentos veterinários administrados aos animais.



Cabe também à Comissão Organizadora e ao RT do evento coibir práticas aversivas, como gritos, golpes, uso de ferrões e descargas elétricas. “Os torneios são importantes instrumentos para medir a resposta dos investimentos dos produtores na melhoria da qualidade dos rebanhos da pecuária de leite, sendo um termômetro para verificar os resultados, mas precisam ser monitorados com muita responsabilidade para garantir vigilância sanitária, adequação à legislação estadual de controle e monitoramento dos eventos agropecuários, além de garantir condições adequadas de realização e o bem-estar animal”, destacou o diretor-presidente da Adagro.



A Portaria também estabelece penalidades aos infratores por descumprimento das disposições e requisitos legais, com sanções administrativas previstas na Lei Estadual nº 12.228/2002 e no Decreto nº 27.687/2005, sem prejuízo das responsabilidades civil e penal aplicáveis.



Torneios Leiteiros– São eventos agropecuários com atividade competitiva que avalia a produção de leite em circuito de ordenhas definidas em regulamento próprio. O concurso ajuda a divulgar o potencial produtivo dos rebanhos da pecuária leiteira, promovendo a troca de conhecimentos, tecnologias e práticas de manejo para a melhoria da produção, fortalecendo a atividade.



Toda a regulamentação prevista na Portaria nº 063/2025 pode ser conferida no site adagro.pe.gov.br, seção legislação/portarias no link: https://www.adagro.pe.gov.br/images/portarias/2025/Portaria_Adagro_n%C2%BA_063_de_13092025_Disciplina_a_realiza%C3%A7%C3%B5a_de_Toneios_Leiteiros_em_Pernambuco.pdf


Da ASCOM




Brasil cria mais de 147 mil empregos com carteira assinada em agosto

Foto:  Marcello Casal JrAgência Brasil

Número representa queda com relação ao mesmo mês de 2024



O Brasil fechou o mês de agosto com saldo positivo de 147.358 empregos com carteira assinada. O balanço é do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O MTE informou que o resultado de agosto decorreu de 2.239.895 admissões e 2.092.537 desligamentos no período.


O saldo de empregos formais em agosto superou o registrado em julho, que ficou em 134.251. Apesar do resultado, a criação de empregos voltou a cair em razão da alta de juros e da desaceleração da economia na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram gerados 239.069. 


Quatro dos cinco grandes agrupamentos apresentaram resultado positivo. O setor de Serviços fechou o mês com 81.002 novos empregos; Comércio com 32.612; a Indústria 19.098; Construção Civil ficou com 17.328. A agropecuária registrou saldo negativo de 2.665 vagas.


No mês passado foi registrado saldo positivo em 25 dos 27 estados. Em números absolutos, o destaque ficou com São Paulo, com 45.450 novas vagas preenchidas; o Rio de Janeiro, com 16.128 e Pernambuco, com 12.692.


Proporcionalmente, o destaque ficou para Paraíba que cresceu 1,61%, o Rio Grande do Norte, com 0,98% e Pernambuco, com crescimento de 0,82%. Dos total de postos gerados no mês, 75,1% foram considerados típicos e 24,9% não típicos, com com destaque para trabalhadores com jornada de até 30 horas por semana (40.544, principalmente na área de educação) e aprendizes (20.252).


Nos últimos 12 meses (de julho de 2024 a agosto de 2025), o saldo positivo é de 1.438.243 novas vagas formais. O resultado é menor do que o registrado no período de junho de 2024 a julho de 2025, quando a geração de empregos fechou com 1.804.122 postos de trabalho.


O salário médio real de admissão em agosto de 2025 atingiu R$ 2.295,01, apresentando alta de R$ 12,70 (+0,56%) em relação a julho, quando estava em R$ 2.282,31.


Da Agência Brasil






Falece em Surubim, aos 90 anos, Maria de Braz, mãe do comunicador Pedro Braz

Faleceu na madrugada deste domingo (28 de setembro), aos 90 anos, a senhora Maria Ana de Lima, conhecida como "Maria de Braz", mãe do conhecido locutor surubinense Pedro Braz e tia do comunicador e atual diretor de Obras de Casinhas, Joãozinho de Serra Verde.


O velório acontece em sua residência, localizada na Rua Adalgisa Amália Souto Maior, nº 61, no bairro Diogo, em Surubim, onde familiares e amigos prestam suas últimas homenagens. O sepultamento será na manhã desta segunda-feira (29), às 10h, no Cemitério São Jorge, também em Surubim. 


O blog se solidariza com toda a família enlutada externando nossos mais sinceros sentimentos de pesar e desejando conforto a todos neste momento de dor.


Do Blog Mais Casinhas

Questões climáticas e tarifaço afetam safra da cana em Pernambuco

(Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil)
A safra atual da cana-de-açúcar deve sofrer prejuízos em dobro neste ano em Pernambuco. Além do tarifaço imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, com 50% para as exportações do produto, o volume de chuvas concentradas é outro fator que também atrapalha a produção das culturas da cana no estado.


O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, explica que as vendas da cota americana da cana é um mecanismo que financia a safra. “Quando o produtor tem contratos firmados para exportar para refinarias dos Estados Unidos, isso faz com que aumente a sua liquidez, pois a empresa vai ter o certificado de isenção da alfândega americana para entrar no país sem pagar taxas nessa exportação”, destaca.


Ele explica que a cota funciona para a isenção de tarifas, que foi impactada diretamente pelo tarifaço. No passado, a taxa para exportação dentro da cota era de 0%, em abril deste ano passou para 10% e agora é de 50%. “Então fica proibitivo. É uma coisa sem sentido porque onera a empresa”, destaca.


O presidente do Sindaçúcar explica que, dentro do mecanismo de cota americana, as embarcações pernambucanas aos EUA ocorrem geralmente entre outubro e novembro, no decorrer do início da safra que começa entre o final de agosto e início de setembro. Normalmente essa é uma época que favorece o acordo de contratos de câmbio para a venda de cotas para compradores internacionais, o que aumentaria a liquidez.


Impactos climáticos


Cunha destaca ainda que, paralelo às barreiras tarifárias, o setor da cana também enfrenta desafios ocasionados por questões climáticas. “Nesse ano, houve muita dificuldade no início do mês de agosto e setembro em função das chuvas que tiveram precipitações bastante frequentes, com muita concentração e pouca distribuição. Com isso, a cana ainda não atingiu seu ponto de maturidade ideal, o que em outros anos isso ocorre”, disse.


Ele explica também que a alternância entre chuvas e sol é importante para a safra da cana. Neste ano, com o clima desfavorável, foi registrada uma diminuição do rendimento industrial, com a menor quantidade de sacarose extraída na cana, que é utilizada na produção de açúcar e etanol.


Em relação aos prejuízos que esses fatores devem trazer para a safra da cana no estado, o presidente do Sindaçúcar destaca que o setor ainda está em fase de avaliação por causa da dificuldade causada pelas condições climáticas. “A moagem não está em uma dinâmica de continuidade. Ocorreram muitas paradas no processamento industrial por causa da dificuldade da cana chegar pronta para essa etapa”, disse.


Apesar de ainda não ter dados concretos, Cunha aponta que esses impactos do tarifaço podem ser compensados por incentivos federais, medidas que estão sendo avaliadas após uma série de reuniões entre o representante da indústria da cana e o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e vice-presidente Geraldo Akckmin.


“O governo estabeleceu uma medida provisória, para estudar a possibilidade de dar mais liquidez ou antecipar algum tipo de medida financeira para que vários exportadores do Brasil possam conseguir recursos para darem andamento ao processamento industrial. Mas isso aí ainda está no início”, finaliza.


Do Diario de Pernambuco





sábado, 27 de setembro de 2025

Aneel reduz bandeira para vermelha 1 na conta de luz em outubro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (26) que a bandeira vermelha patamar 1 irá vigorar no mês de outubro. Isso significa que as contas de energia elétrica terão adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.



A nova bandeira significa uma redução em relação aos meses de agosto e setembro, quando foi acionada a bandeira vermelha patamar 2.



De acordo com a Aneel, a medida foi adotada por causa do baixo volume de chuvas, afetando o nível dos reservatórios para a geração de energia nas usinas hidrelétricas.


“Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para outubro”, diz a agência.


A agência reguladora de energia elétrica informou ainda “que a fonte solar de geração é intermitente e não injeta energia para o sistema o dia inteiro".


"Por essa razão, é necessário o acionamento d as termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta”, acrescentou.


Bandeira tarifária

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias. 


Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.


Da Agência Brasil




sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Adeus chamadas de spam: iOS 26 traz filtro inteligente que bloqueia golpes no iPhone

Foto: Divulgação/Reprodução

A nova atualização inclui uma mudança que impactará todos os novos celulares e os dispositivos daqueles que os atualizarem




O iOS 26 chegou a muitos iPhones com melhorias em diversas áreas. Entre as mais importantes está o novo filtro para evitar chamadas de spam, tanto golpes quanto chamadas promocionais.



O novo filtro de chamadas de spam no iPhone com iOS 26 é um recurso chamado "Call Screening", que usa inteligência artificial para atender automaticamente chamadas de números desconhecidos. A Siri atende primeiro, perguntando quem está ligando e o motivo da ligação. Em seguida, ela transcreve essas informações em tempo real, permitindo que o usuário decida se atende ou não.


Este sistema só funcionará com números não listados em Contatos. As chamadas não afetarão o telefone; em vez disso, a Siri atenderá a chamada e enviará as informações ao usuário.


iOS 26 hoje: como atualizar seu iPhone

Para atualizar o iPhone para o iOS 26, os usuários devem entrar nas configurações do dispositivo e seguir os passos abaixo:


Acesse o aplicativo Configurações.


Clique na opção Geral.


Selecione Atualização de software.


Seu iPhone verificará automaticamente se há atualizações disponíveis. Se houver alguma disponível, toque em Atualizar para iniciar o download e a instalação.


A lista de modelos compatíveis com iOS 26

A Apple divulgou uma lista de modelos de iPhone compatíveis com o iOS 26. A atualização estará disponível para os seguintes telefones, além de todas as versões do iPhone 17 :


iPhone 16e


iPhone 16


iPhone 16 Plus


iPhone 16 Pro


iPhone 16 Pro Max


iPhone 15


iPhone 15 Plus


iPhone 15 Pro


iPhone 15 Pro Max


iPhone 14


iPhone 14 Plus


iPhone 14 Pro


iPhone 14 Pro Max


iPhone 13


iPhone 13 mini


iPhone 13 Pro


iPhone 13 Pro Max


iPhone 12


iPhone 12 mini


iPhone 12 Pro


iPhone 12 Pro Max


iPhone 11


iPhone 11 Pro


iPhone 11 Pro Max


iPhone SE (2ª geração e posteriores)


iOS 26: O anúncio e as principais novidades

Conforme relatado durante a conferência anual de desenvolvedores WWDC 25 realizada no Apple Park, a principal novidade visual é o “ Liquid Glass ”, um redesenho que atualiza a interface do usuário após uma década sem grandes mudanças estéticas. Essa nova linguagem de design, inspirada no VisionOS, busca unificar todas as plataformas Apple sob elementos que replicam as propriedades do vidro , como transparência e reflexão de luz . A navegação se torna mais fluida e dinâmica, com elementos translúcidos que ocultam sutilmente o conteúdo. A barra de tarefas e as janelas flutuantes se adaptam dinamicamente ao conteúdo, e os ícones mudam dependendo do modo escuro, modo claro ou o novo modo translúcido.


O iOS 26 traz uma série de recursos e melhorias que vão além da estética. A tela de bloqueio foi atualizada com controles adaptados ao Liquid Glass, oferecendo fundos mais dinâmicos e incluindo uma nova fonte com efeito 3D . A hora se adapta ao espaço deixado pelos objetos na imagem, e as notificações são exibidas em telas flutuantes translúcidas.


Por Agência O Globo



Ginkam Pégasus Surubim é destaque em competição de Karatê no Recife

Fotos: Divulgação Ginkam Pégasus
A Ginkam Pégasus Academia, de Surubim, segue escrevendo capítulos de destaque no cenário esportivo estadual e nacional. No último fim de semana, a equipe comandada pelo professor Dito Sensei participou de mais uma etapa classificatória da Campek - Copa Monteiro 2025 realizada no centro esportivo Santos Dumont, no Recife, e conquistou resultados expressivos, garantindo o título de melhor academia da competição.


A disputa reuniu competidores de várias cidades e estados, em diferentes categorias e com alto nível técnico. A Pégasus levou 40 atletas para a etapa, realizada das 9h às 18h, em um dia intenso de lutas nas modalidades Kata e Kumite. Além do grupo de atletas, a equipe contou com uma estrutura de apoio composta por quatro técnicos, que, ao lado de Dito Sensei, acompanharam de perto cada combate em cinco áreas simultâneas.


Segundo o professor, o desempenho reforça o amadurecimento da equipe: “Mais uma vez fomos campeões da etapa classificatória. Fizemos um grande sucesso no Recife, levando 40 atletas e conquistando 38 medalhas de ouro, 19 de prata e 8 de bronze. A equipe mostrou que está muito preparada e Pernambuco já é destaque nacional, bicampeão do Brasil. Esse resultado nos motiva ainda mais”, afirmou Dito Sensei.



Entre os nomes que se destacaram, o atleta Roberto brilhou ao conquistar duas medalhas de ouro, tanto
no Kata quanto no Kumite. Orgulhoso, ele celebrou a conquista: “A Ginkam Pégasus conseguiu novamente o primeiro lugar, e eu tive a alegria de ganhar duas medalhas de ouro. Agora seguimos firmes e fortes para a final do Brasileiro, que será em novembro, no Ceará. É um orgulho representar Surubim e mostrar que a Pégasus é campeã em todas as categorias, do infantil ao master”, destacou.


Os resultados reforçam o trabalho contínuo da Ginkam Pégasus, que alia disciplina, formação técnica e incentivo ao esporte como ferramenta de transformação social. A academia tem revelado novos talentos, fortalecido a base esportiva e projetado Surubim no cenário das artes marciais.


Agora, com a classificação garantida, os atletas intensificam os treinos visando à final do Campeonato Brasileiro, que acontecerá em Caucaia (CE), no mês de novembro. A expectativa é que a equipe repita o bom desempenho e mantenha Surubim entre as referências do esporte nacional.


Do Portal da Cidade Surubim







quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Nota fiscal pode ser emitida gratuitamente pelo Sebrae, e garante a segurança de pequenos negócios

Foto: Divulgação/Reprodução

Documento obrigatório que protege consumidores, a nota fiscal combate a sonegação é possível gerá-la de modo gratuito pela plataforma do Sebrae, disponível em todo o país



Emitir nota fiscal é uma exigência legal para empresas e profissionais que comercializam produtos ou prestam serviços no Brasil. Além de assegurar transparência nas transações, o documento protege consumidores, contribui para o combate à sonegação e fortalece a competitividade dos empreendimentos, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 


Especialistas destacam que a prática é essencial para manter a regularidade e a credibilidade dos negócios. De acordo com o especialista em Finanças e Contabilidade do Sebrae em Pernambuco, Cleto Paixão, a escolha do modelo de nota depende da atividade exercida.


A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é voltada ao comércio de mercadorias físicas, enquanto a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é emitida por prestadores como clínicas, consultorias e salões de beleza, geralmente por meio dos sistemas das prefeituras.


Já a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) substituiu o antigo cupom não fiscal e é utilizada em vendas diretas ao consumidor, especialmente no varejo, como em farmácias e supermercados. Outro modelo é o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), específico para empresas de transporte de cargas. Para microempreendedores individuais e autônomos sem sistema próprio, existe ainda a Nota Fiscal Avulsa.


Benefícios diretos

Segundo o Sebrae, a emissão regular dos documentos fiscais garante segurança logística, já que o transporte de mercadorias exige acompanhamento da nota. Para o cliente, o documento assegura direitos relacionados a trocas e outros atendimentos pós-venda.


No caso do empresário, permite comprovar faturamento e acompanhar indicadores financeiros. Também funciona como registro legal em situações de inadimplência, quando é preciso provar a venda ou entrega de um produto.


A não emissão pode configurar crime contra a ordem tributária. Multas aplicadas por sonegação variam de 10% a 100% do valor do documento, além de outras penalidades previstas em lei. O prazo de fiscalização é de até cinco anos após a operação.


Emissor gratuito

Micro e pequenos empresários podem utilizar gratuitamente a plataforma Emissor Web do Sebrae, que permite gerar NF-e, NFS-e e CT-e de maneira simplificada.


O sistema não requer instalação, é integrado à Receita Federal e funciona em ambiente seguro, acessado com login pela Conta Sebrae. A ferramenta possibilita ainda armazenamento em nuvem, gestão de estoque e consulta a serviços da Secretaria da Fazenda.


Paixão destaca que a iniciativa busca reduzir a burocracia e facilitar o dia a dia dos empreendedores. “O objetivo é permitir que eles concentrem esforços no crescimento do negócio, com mais eficiência e em conformidade com a legislação”, explica.


Para orientações adicionais, o Sebrae oferece atendimento gratuito pelo telefone 0800 570 0800, disponível 24 horas, além de agendamentos presenciais na unidade de Pernambuco, localizada na Ilha do Retiro, em Recife.


Do Diario de Pernambuco



Hospital da Mulher do Agreste inscreve para processo seletivo

Inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (26/09) pelo site do HCP Gestão



O Hospital da Mulher do Agreste está com processo seletivo aberto para preenchimento de vagas nas funções de auxiliar de manutenção (plantonistas e diarista); auxiliar de rouparia/ lavanderia (plantonista); auxiliar de serviços gerais (plantonistas e diaristas); encarregado de rouparia (diarista); encarregado de higiene e limpeza (plantonistas) e motociclista (diarista). 



As oportunidades são extensivas para PCD´s e Reabilitados. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (26/09) pelo site da Organização Social responsável pela gestão do HMA, HCP Gestão (https://hcpgestao.org.br/processo_seletivo_hcpgestao/public/). 



O processo seletivo é composto por quatro etapas: Questionário de Ética Profissional (1ª Etapa); Avaliação de Conhecimentos (2ª Etapa); Avaliação Curricular (3ª Etapa) e Entrevista Profissional (4ª Etapa). 



Para candidatar-se a uma das vagas, é preciso ter nível médio de escolaridade. As oportunidades são para início imediato, com exceção das vagas para encarregado de higiene e limpeza, que são para cadastro de reserva. Outras informações podem ser obtidas através do Edital 05/2025.




quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Em Surubim, loja Makital oferta vaga para Assistente Administrativo

Em Surubim, a Makital está com oportunidade de emprego para Assistente Administrativo. Requisitos: Habilidades de comunicação verbal, postura positiva e trabalho em equipe; Aptidão para negociação; conhecimento básico de tecnologia; Experiência em caixa e crediário.


Interessados (a) podem entregar o currículo impresso, de forma presencial a loja fica localizada na Rua 07 de Setembro, 36, Centro; ou enviar por email: adriano@makital.com.br 


Da Redação - Negócio$ & Informes









Bancos, agora, terão de avisar clientes antes de qualquer débito automático interbancário em conta

Para evitar descontos não autorizados nas contas de clientes bancários, o Conselho de Autorregulação da Febraban definiu que bancos terão de comunicá-los antecipadamente. Débito pode ser cancelado pelo cliente.



Bancos aderentes à autorregulação da Febraban e detentores de contas transacionais terão de comunicar, com antecedência a seus clientes, a existência de débito automático interbancário comandado por outras instituições financeiras. Esse desconto em conta só será efetuado pelo banco depois da comunicação prévia ao cliente, que, caso não concorde, poderá efetivar seu cancelamento na instituição perante a qual teria, em tese, autorizado o débito.


O aviso deverá ser efetuado pelo banco de relacionamento com o cliente, onde o débito será feito, de várias formas: pelo aplicativo usual de transação, por mensagem de texto (SMS) ou qualquer outro mecanismo de informação que possa ser comprovado junto ao titular da conta onde ocorrerá o débito automático.


Muitas têm sido as reclamações de não autorização de débitos automáticos por clientes e essa medida de autorregulação da Febraban garante mais transparência e maior segurança, exatamente no caso de débitos interbancários recorrentes comandados por instituição financeira diversa daquela perante a qual haverá o desconto na conta transacional. O cuidado adicional incorporado na autorregulação da Febraban se justifica porque, nessas operações, o débito automático é informado por um banco ou por uma instituição de pagamento não detentora da conta objeto do débito, mas depois é efetuado no banco onde o cliente mantém o dia a dia do seu relacionamento bancário.


A nova regra foi aprovada pelo Conselho de Autorregulação da Febraban, sistema que reúne 25 bancos, incluindo as maiores instituições financeiras brasileiras, em razão do aumento de reclamações sobre débitos automáticos não autorizados nas contas de clientes bancários. A decisão segue a missão da Febraban e dos seus bancos associados de contribuir para um sistema financeiro saudável, ético, transparente e que garanta maior proteção ao consumidor no débito interbancário.


A regulação em vigor desde 2020, do Conselho Monetário Nacional (CMN), estabelece que as instituições financeiras depositárias (detentoras das contas debitadas) devem aceitar os comandos dos débitos interbancários, feitos por outra instituição financeira. A regra do CMN estabelece que cabe exclusivamente às instituições que enviam esses pedidos obterem autorização junto aos clientes. Muitos débitos automáticos, porém, não são reconhecidos pelos clientes no momento do lançamento na sua conta transacional, gerando reclamações e demandas judiciais contra as instituições depositárias.


Para ajudar o cliente a se lembrar que, efetivamente, autorizou um débito automático perante uma determinada instituição financeira ou, caso não o reconheça, a nova regra dá a ele a oportunidade de cancelar, razão pela qual os bancos associados da Febraban, aderentes à autorregulação, irão notificar os clientes sobre a existência do débito automático interbancário, isso antes do efetivo lançamento do desconto em sua conta.


A Febraban e seus bancos associados não compactuam com qualquer prática ilícita ou abusiva contra o consumidor, sendo fundamental que o cliente saiba, com antecedência, que haverá um lançamento de débito automático em sua conta transacional. Além da exigência de comunicação prévia, para fortalecer a proteção do consumidor, a nova regra de autorregulação da Febraban determina as seguintes medidas:


A comunicação prévia dever ser enviada com até cinco dias de antecedência da efetivação do débito;

Nessa comunicação deverá constar a identificação da instituição destinatária e o valor a ser debitado;

Os bancos também deverão disponibilizar ao consumidor, no texto da comunicação prévia, o contato da central de atendimento ou procedimento/instrumento que possibilite esclarecimentos sobre o débito interbancário;

Os bancos, com a comunicação prévia, possibilitarão ao cliente o cancelamento do débito automático, caso o consumidor expressamente não reconheça que o autorizou perante a instituição que comandou o desconto.

Como a regulação do CMN em vigor não disciplina as informações mínimas de comunicação aos clientes, alguns bancos já adotavam a prática de contato prévio, por seus canais de relacionamento, além de apresentar o agendamento em lançamentos futuros do extrato de conta corrente, permitindo que o cliente conhecesse, concordasse ou ainda contestasse, quando fosse o caso. A norma da Febraban, agora, se estende a todas as instituições signatárias da Autorregulação, que terão o prazo de 30 dias para se adequarem à nova determinação.


Da Febraban




terça-feira, 23 de setembro de 2025

Selic em 15%: especialistas destacam oportunidades atrativas na renda fixa após decisão do Copom

A manutenção da taxa Selic em 15% pelo Comitê de Política Monetária (Copom) representa o segundo maior juro real do mundo e consolida a renda fixa como uma espécie de porto seguro para os investidores. Essa é a avaliação de especialistas da XP após o anúncio da última semana.


O comunicado pós-reunião reforçou um desafio importante de política monetária, com uma inflação consistentemente acima da meta. O documento também reforçou que dificilmente haverá corte de juros no curto prazo e o Banco Central está jogando a possibilidade de um início de flexibilização para o primeiro trimestre do ano que vem.


A XP avalia que dois pontos da decisão do Comitê foram um pouco mais “duros” do que o mercado esperava. O primeiro foi manter a ressalva de que a taxa poderia voltar a subir, se necessário. “A maioria do mercado entende que os juros vão ficar em 15% por mais alguns meses, a despeito da melhora recente no câmbio e nas expectativas”, comenta Rodolfo Margato, economista da XP.


O segundo ponto está relacionado às projeções de inflação. O Copom apresentou uma estimativa para o primeiro trimestre de 2027 em 3,4%, acima da expectativa média do mercado, que variava entre 3,2% e 3,3%. “O índice em 3,4% evidencia que as projeções de inflação continuam bem acima da meta, sinalizando um desafio relevante para a condução da política monetária nos próximos períodos”, conclui.


Paulo Pereira, Líder da XP no Norte e Nordeste, destaca que há oportunidades de bons investimentos em diversos fundos e ressalta que a diversificação é importante, mas adverte que cautela, assessoramento e planejamento financeiro são fundamentais para garantir bons resultados. “Alinhados ao time de alocação da XP, avaliamos ser crucial para os investidores manterem carteiras equilibradas entre todas as classes de ativos, porém ainda com uma maior exposição em renda fixa”.


Enquanto os juros básicos permanecem altos, no caso o maior patamar dos últimos 20 anos, os investidores têm na renda fixa aplicações mais seguras e, ainda assim, com retorno robusto. Para o investidor interessado em se blindar da Selic em 15% ao ano, o mercado oferece produtos como CDBs, LCIs, LCAs e fundos de investimentos focados nesta classe de ativo. 


De acordo com Camilla Dolle, Head de Renda Fixa do Research da XP, a construção de uma estratégia eficiente passa pela combinação inteligente de ativos de renda fixa, com destaque para os títulos indexados à inflação, como o IPCA+, que oferecem proteção contra a perda do poder de compra e previsibilidade de retorno no longo prazo. Já para objetivos de curto prazo e maior necessidade de liquidez, os pós-fixados continuam sendo alternativas atrativas, especialmente em um cenário de juros elevados, que permanecem em dois dígitos e favorecem esse tipo de aplicação”.


Por Gabriella Guerra - ASCOM




Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com