![]() |
Palestra será realizada no auditório do IAHGP, localizado na Rua do Hospício, 130, bairro da Boa Vista, no Recife (Foto: Ed Machado/ Folha de Pernambuco) |
Com o título “Por uma nova História de Surubim”, Fernando Guerra propõe uma revisão crítica das narrativas históricas que envolvem o município. Da mesma forma que foi necessário um levantamento criterioso sobre a vaquejada de Surubim para conter as interpretações ao bel prazer de interesses particulares, a História de Surubim exige pesquisas que mergulhem em fontes primárias e documentos para conter a disseminação de uma história que estaria mais próxima da fantasia que da realidade dos fatos.
No tocante à vaquejada, os 10 anos de pesquisas em jornais, revistas, documentos e até filmes, resultaram no livro Memória das Vaquejadas de Surubim que comprova documentalmente que a festa de gado surubinense é a mais antiga do Brasil.
Quanto ao levantamento de informações sobre o município, que se inicia desde o século XVIII com a doação de sesmaria a Bartolomeu Gomes Borba, deverá resultar num primeiro livro de História de Surubim, que abordará do final dos anos 1600 até o início do século XX.
Em sua palestra, Guerra também abordará alguns textos que certamente integrarão esse livro como “Ocupação fundiária de Surubim- Séculos XVII, XVIII e XIX”, “A Confederação do Equador e o Agreste Setentrional”, “A Casa Grande da Fazenda Cachoeira do e Taépe- História e Estórias”, “O boi Surubim – A origem do nome do Município” entre outros.
Serviço
Evento: Ciclo de Palestras do IAHGP – “Por uma nova história de Surubim”
Palestrante: Fernando F. Guerra
Data: Sábado, 11 de outubro
Horário: 10h
Local: Auditório do IAHGP – Rua do Hospício, 130, Boa Vista, Recife
Entrada: Gratuita
Certificado: Emitido para participantes.
Do Correio do Agreste