A situação preocupa técnicos e moradores, já que o período chuvoso de 2025 terminou sem recuperação do nível da barragem. Dessa forma, segundo a previsão do monitoramento realizado anualmente, não há possibilidade de aumento do volume da barragem de Jucazinho, em Surubim, nas próximas semanas, sendo necessário aguardar o próximo inverno.
Segundo a Doutora em Recursos Hídricos e Tecnologia Ambiental Niadja Menezes, a barragem tem quase 204 milhões de metros cúbicos. Ela comparou a capacidade de Jucazinho com a capacidade da Barragem do Prata, localizada em Bonito, no Agreste de Pernambuco, que possui 42 milhões de metros cúbicos.
“Quando a gente faz uma comparação com a barragem do Prata, por exemplo, é uma barragem que tem 42 milhões de metros cúbicos. Então, em Jucazinho, cabem cinco barragens do Prata", disse em entrevista a TV Asa Branca.
Cada vez mais as chuvas têm diminuído nessa região chamada de bacia hidrográfica, um dos fatores responsáveis por esse fenômeno são as mudanças climáticas, segundo a doutora.
O colapso de Jucazinho afeta diretamente o abastecimento de água dos munícios que dependem da barragem em algum grau. Segundo a Compesa, 13 munícipios são abastecidos pelo sistema: Surubim, Casinhas, Salgadinho, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Vertente do Lério, Toritama, Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Bezerros e Gravatá.
Do G1 PE