![]() |
Foto do São João de Surubim - 2025: Divulgação - |
Os festejos juninos também impulsionaram a ocupação hoteleira, que chegou a 100% em 15 destinos do estado, entre eles Caruaru, Gravatá, Petrolina e Arcoverde. O gasto médio diário dos excursionistas subiu mais de 55% em comparação a 2024, chegando a R$ 725,21. Para 98,71% dos turistas e excursionistas, o principal motivo da viagem foi o próprio São João, que obteve índice de satisfação acima de 95% entre o público.
“É um marco para o turismo e para a cultura de Pernambuco. O trabalho liderado pela nossa governadora Raquel Lyra tem dado bons resultados, ano após ano. Nosso São João cresceu em participação popular, movimentação econômica e projeção nacional. Estamos falando de uma festa que movimenta o estado inteiro, do Sertão ao Litoral, com geração de emprego e renda para milhares de pernambucanos”, afirmou o secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba.
A festa também teve destaque no ambiente digital, com aumento nas buscas no Google Trends, especialmente no dia 22 de junho. Mais de 95% dos visitantes disseram que voltariam ao São João em edições futuras.
“O São João de 2025 mostrou, com números e emoção, opoder transformador do turismo em Pernambuco. Vivemos uma temporada histórica, em que a ocupação hoteleira chegou ao limite, a circulação de visitantes se espalhou por todas as regiões e a economia local foi fortemente impulsionada. Esse resultado é reflexo direto do trabalho sério e comprometido do Governo Raquel Lyra, que tem feito do turismo uma prioridade estratégica para o desenvolvimento do estado”, comentou Eduardo Loyo, presidente da Empetur.
Da Folha de Pernambuco