![]() |
Foto: Jô Freitas/Divulgação |
Com o objetivo de provocar a formação de novos leitores e de divulgar o trabalho de novos talentos da Literatura brasileira, o Sesc circula pelo país com o Arte da Palavra. E neste mês de maio, o projeto chega a Surubim com dois circuitos: o de Criação Literária, com a paulista Jô Freitas, nos dias 15 e 16, e o de Oralidades, com a alagoana Linete Matias, no dia 30.
A escritora Jô Freitas vai ministrar a oficina “Escrita Criativa em Cenopoesia / Spoken Word”, na qual propõe uma abordagem que integra jogos e exercícios de construção poética juntamente com a concepção de escrita já que, em saraus literários e nos slams, o corpo surge como elemento essencial na expressão da palavra. Assim, a oficina visa aprimorar a escrita, fomentar a leitura e ampliar a consciência corporal e vocal para a recitação de obras literárias.
A formação que acontece nos dias 15 e 16, das 19h às 22h, no Sesc Ler, tem inscrições ao preço de R$ 30. Trabalhadores do comércio e dependentes, com a Credencial Sesc em dia, têm desconto e pagam R$ 15. Os interessados podem se inscrever na Central de Relacionamento da unidade.
Já a multiartista e contadora de histórias Linete Matias faz duas apresentações gratuitas, em sua passagem por Surubim. A primeira será na Escola Municipal Lourenço Ramos da Costa, às 10h, e a segunda, no Sesc Ler, às 14h30. Em ambas, Linete resgata tradições orais dos pescadores e lavadeiras alagoanos e compartilha seus processos artísticos, histórias de vida, lendas, relatos sobre peixes e encantados das águas, apresentando um rico universo cultural.
Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras – O projeto está presente nas cinco regiões brasileiras, promovendo novas formas de produção e fruição literária. Artistas de várias cidades são selecionados por meio de uma curadoria coletiva para circular pelo país, compondo uma programação de ações que integram três eixos: o Circuito de Criação Literária, que contempla oficinas de produção literária, o Circuito de Autores, que promove encontros de leitores com escritores e escritoras, e o Circuito de Oralidades, que apresenta narradores, contadores de histórias e poetas orais.