Fotos: Portal da Cidade Surubim
Laudo detalha ajustes necessários para que o estádio receba as partidas do Águia no Pernambucano
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) apresentou o laudo da vistoria técnica realizada no dia 8 de agosto no Estádio Carlos Alberto de Oliveira (Coqueirão), em Surubim, visando à liberação da praça esportiva para receber os jogos do Águia no Campeonato Pernambucano da Série A2. O Portal da Cidade Surubim teve acesso ao documento, que aponta uma série de pendências estruturais e de serviços a serem providenciados.
Entre as exigências estão melhorias no gramado, atualmente com ervas daninhas, buracos, desníveis e formigueiros; substituição de refletores, que não possuem potência suficiente para partidas noturnas; e limpeza geral da área, incluindo capinação e retirada de restos de materiais.
O relatório também solicita a instalação de proteção contra sol e chuva para os bancos de suplentes e da Polícia Militar, sinalização e pintura dos portões e das saídas de emergência, além de divisórias para separar as torcidas nas arquibancadas. Há ainda recomendações para climatizar os vestiários (Foto), instalar divisórias no vestiário da arbitragem para atender mulheres e homens, e sinalizar o acesso para ambulâncias.
Alguns itens foram considerados adequados, como postes de meta, posto policial, sanitários para pessoas com deficiência, placar e alambrado. No entanto, para a liberação definitiva, a FPF exige também banheiros químicos ou de alvenaria para o público e profissionais, a construção de um banheiro próximo à cabine de imprensa e a delimitação do estacionamento para veículos oficiais.
Apresentação de laudos
A legislação determina diferentes laudos conforme a capacidade do estádio: praças de pequeno porte (até 3 mil torcedores) precisam de dois laudos; de médio porte (até 7 mil), três laudos; e de grande porte (acima de 7 mil), quatro laudos.
No caso do Coqueirão, a classificação depende do laudo de engenharia, que definirá a lotação máxima permitida. Dependendo dessa capacidade, deverão ser encaminhados os outros laudos, como o de segurança, prevenção contra incêndio e vigilância sanitária, que precisam ser aprovados antes do início da competição.
O laudo da vistoria está sendo encaminhado à Prefeitura de Surubim, que ficará responsável por executar os serviços necessários para que o Coqueirão esteja apto a receber os jogos. A estreia do Águia em casa está marcada para o dia 13 de setembro, contra o Porto, de Caruaru. Antes, a equipe estreia na Série A2 contra o Vitória, em Chã Grande.