sábado, 12 de julho de 2025

Chuvas de junho ficam próximas da média em Surubim; julho tem frio de 16 graus

Foto: Luís Germano - Blog Negócios & Informes
O mês de junho registrou chuvas próximas da média histórica em Surubim, segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Enquanto o esperado para o período eram 110 mm, o acumulado chegou a 108,3 mm, distribuídos ao longo de 19 dias com precipitações.


A frequência das chuvas durante o mês contribuiu para manter o solo úmido, favorecendo o desenvolvimento das lavouras, sobretudo de milho e feijão.


Com o bom volume de chuvas, parte dos açudes da região estão em níveis satisfatórios, garantindo segurança hídrica para os próximos meses. Até a barragem de Jucazinho apresentou uma pequena elevação no seu volume. De acordo com dados atualizados, o reservatório passou de 2,79% (5,71 milhões de m³), em 28 de junho, nível mais baixo registrado este ano, para 2,84% (5,82 milhões de m³) em 12 de julho.


Desde o começo do ano, apenas abril ficou com chuvas muito abaixo da média.


Frio


A primeira metade do mês de julho tem sido marcada por chuvas fracas e frio. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na maioria dos dias, a temperatura tem ficado abaixo dos 20 °C durante as madrugadas, oscilando entre 17°C e 19°C. O dia mais frio até agora foi 6 de julho, quando a mínima atingiu 16,6°C, de acordo com o órgão.


Do Correio do Agreste