© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Apenas 10% dos eleitores de Surubim votaram na eleição do Conselho Tutelar

Sede do Conselho Tutelar no Centro de Surubim. Eleição
deste ano renovou em 60% a composição do órgão
(Foto: Luís Fernando Germano / Blog Negócios & Informes)
Passada a euforia da divulgação dos resultados da eleição do Conselho Tutelar ocorrida no domingo (6/10) é hora de analisar os números. Dos 43.632 eleitores de Surubim (TSE/2019), apenas 4.701 compareceram às urnas para participar do pleito, ou seja, 10,77% do eleitorado, um quantitativo considerado baixo em comparação a outros municípios da região. Tome-se como exemplo Frei Miguelinho. Lá o candidato mais votado, Júnior, conquistou impressionantes 2.691 votos. Apenas para comparação, o vereador campeão de votos na eleição de 2016 naquele município, Aniceto Lima (PRP), teve 861 votos.
Mas surpresa não foi só a votação do primeiro colocado, os outros nove postulantes também foram muito bem votados. Para se ter uma idéia, do 2.º ao 8.º lugar todos ultrapassaram a casa dos 1.100 votos. Os dois últimos da lista, por pouco não chegaram a 1.000 sufrágios. A eleição mobiliza a cidade como se fosse uma votação para prefeito, vice e vereadores.
Por que isso não acontece em Surubim? Falta empenho dos candidatos? A população não se importa ou desconhece o trabalho do Conselho Tutelar? É preciso investir mais na divulgação das campanhas? São questões que precisam ser avaliadas para que nas eleições futuras a participação do eleitorado seja maior, não que o número reduzido de eleitores prejudique a legitimidade do pleito, de forma alguma, mas a sociedade necessita ter mais consciência da importância desse órgão. A julgar pelos menos de 3.000 eleitores que votaram em 2015, já é um avanço, porém muito pequeno pelo tamanho da cidade.
Analisando agora a nova composição do Conselho, ficou claro que os eleitores quiseram mudança. Dos atuais cinco conselheiros tutelares, quatro foram para a reeleição, mas apenas dois conseguiram garantir um novo mandato, o que representa uma renovação de 60%. Tentaram permanecer no cargo Solange Lira, Maria Eduarda, Ranykelly Silva e José Fábio. Conseguiram se reeleger os dois últimos com 477 e 479 votos, respectivamente. José Fábio vai para o terceiro mandato consecutivo. Solange Lira e Maria Eduarda obtiveram 289 e 175 votos e ficaram na suplência. A campeã de votos foi a novata Simone Ramos, irmã  da vereadora Ivete do Sindicato (PT). Os outros estreantes são José Roberto, do Bairro Bela Vista e Severina Márcia,  da Chã do Marinheiro.
O processo eleitoral foi coordenado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, presidido por José Alves de Sousa Neto e supervisionado pelo promotor de Justiça, Garibaldi Cavalcanti Gomes da Silva. Onze candidatos disputaram as cinco vagas. A apuração aconteceu na quadra da Escola Oliveiros de Andrade Vasconcelos. Os eleitos tomam posse em janeiro de 2020 para um mandato de quatro anos.
Confira o resultado oficial da eleição em Surubim.
Votos totais: 4.701
Votos válidos: 4.630
Votos brancos: 12
Votos nulos: 59
ELEITOS
Simone Ramos – 801 votos
José Roberto – 706 votos
Severina Márcia – 483 votos
José Fábio – 479 votos
Ranikelly Silva – 477 votos
SUPLENTES
Josivaldo Santos – 374 votos
Daniel dos Santos – 327 votos
José Fabrício – 302 votos
Solange Lira – 289 votos
José Emanuel – 217 votos
Maria Eduarda – 175 votos
Do Correio do Agreste

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com