© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

sábado, 21 de outubro de 2017

Coco de Tebei se apresenta em Surubim pelo projeto Sonora Brasil

Foto-Marcelo-Soares
Resgatar expressões musicais que representam a história do Brasil é o foco do projeto Sonora Brasil, do Sesc, que traz para o município de Surubim a apresentação do grupo Coco de Tebei, neste domingo (22/10), gratuitamente, para a praça Dídimo Carneiro. Praticado por um grupo de agricultores e tecelões da comunidade Olho D’Água do Bruno, da cidade de Tacaratu, localizada na região do Médio São Francisco, é um dos sons que caracteriza o Nordeste e mantêm viva a cultura da região.

Sem utilizar instrumentos musicais em suas apresentações, o Coco de Tebei é cantado por mulheres e dançado por casais e tem sua base rítmica marcada pela pisada dos dançadores. A dinâmica remete a ritualística indígena, trazendo a mistura das vozes femininas em contraste com o som seco da pisada no chão. O grupo ainda traz a cantoria de rojão, associando ao uso da enxada na preparação da terra pra o plantio.

O grupo é formado pelas cantadeiras Maria do Carmo de Jesus, Nivalda Rosa Gomes do Nascimento e Maria Nazaré Nunes dos Santos e pelos dançadores José Lira dos Santos e Janaína Maria dos Santos, Edna Nivalda do Nascimento Silva e Agnaldo José da Silva e Genivaldo Lira dos Santos e Edilane dos Santos.

Sonora Brasil – é um projeto temático que tem como objetivo levar ao público expressões musicais pouco difundidas que integram o amplo cenário da cultura musical brasileira. Busca despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes. Esta é a 20ª edição do projeto que apresenta os temas “Na pisada dos cocos” e “Bandas musicais”. O primeiro tema está circulando pelos estados das regiões Norte e Nordeste; o segundo segue pelos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No próximo ano, haverá uma inversão para que os grupos concluam o circuito nacional.

Serviço - Sonora Brasil – Coco de Tebei (PE)
Data: 22 de outubro de 2017
Local: Praça Dídimo Carneiro – Rua 15 de Novembro, Centro
Horário: 20h30
Entrada gratuita
Classificação livre

Da Assessoria

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com