© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 15 de agosto de 2017

UFPE e Prefeitura de Toritama assinam convênio para colaboração

Reitor formaliza parceria com município do Agreste
Foto: Passarinho
O reitor Anísio Brasileiro assinou um protocolo de intenções com o prefeito de Toritama, Edilson Tavares de Lima, na tarde de quinta-feira (10), no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru. O município do Agreste pernambucano, conhecido nacionalmente por sua indústria têxtil, enfrenta desafios que podem ser solucionados com o conhecimento gerado na UFPE. “Contribuir para melhorar a vida das pessoas, com ações concretas, é o que dá sentido a uma universidade pública”, afirmou o reitor. 

O diretor do CAA, professor Manoel Guedes, explicou que a parceria terá seis eixos de trabalho principais, relacionados a cursos do centro: Saúde (curso de Medicina), Educação (curso de Pedagogia), Planejamento Urbano e Meio Ambiente (curso de Engenharia Civil), Recursos Hídricos e Saneamento (curso de Engenharia Civil), Desenvolvimento Econômico (curso de Ciências Econômicas) e Gestão Pública (curso de Administração). Para cada eixo, há um professor e um representante do município responsáveis. “Não faz sentido que o conhecimento gerado na Universidade fique guardado, mas sim que possa transformar a região”, disse.

O prefeito de Toritama aproveitou a ocasião para convidar os estudantes a considerar o município como oportunidade de trabalho e estágio. “Estamos à disposição para gerar excelentes resultados”, comemorou. Para a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proexc), Christina Nunes, a UFPE está cada vez mais se abrindo para a sociedade. “Os resultados são potencializados se os nossos estudantes interagem com a realidade local”, defendeu. O diretor adjunto da Positiva – Diretoria de Inovação, Sérgio Aguiar, ressaltou que a diretoria pode fornecer apoio no que for necessário.

APRESENTAÇÕES – O evento teve início com uma apresentação do professor Gilson Lima, do CAA, que também é técnico extensionista do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Ele explicou que já existe um projeto sendo realizado na UFPE para qualificação empresarial com foco no comércio exterior, buscando aumentar a participação de Pernambuco no mercado externo. “Das 50 empresas pré-selecionadas, 20 já foram visitadas e 15 aderiram ao Peiex”, contou. Com a parceria, a ideia é reforçar ainda mais o projeto.

Em seguida, o professor Artur Coutinho, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental do CAA, citou uma série de projetos desenvolvidos por alunos do programa que têm relação com temas que interessam à região, que se caracteriza pela baixa disponibilidade hídrica. A elevada pressão ambiental exercida pelos resíduos da indústria têxtil e a contaminação por antibióticos de uso veterinário na caprinocultura são alguns exemplos de pesquisas em desenvolvimento que podem trazer benefícios práticos. “Queremos ajudar na conservação ambiental e na melhoria da produção”, afirmou.

Da UFPE

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com