© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Surubim no roteiro do projeto Sonora Brasil do Sesc

O grupo Coco de Zambê é a atração do projeto que está
promovendo o ritmo dos cocos pelo interior de Pernambuco.
Imagem: Divulgação/Reprodução
O projeto nacional Sonora Brasil, do Sesc, está apresentando nos estados do Norte e Nordeste do país as tradições culturais da pisada dos cocos. O ritmo tão comum em muitas localidades, principalmente na zona rural, nas comunidades indígenas e quilombolas, chega ao Sesc Ler Surubim nesta quarta-feira (23/8), às 19h30. Outras cidades do interior do Estado como Caruaru, Garanhuns, Belo Jardim e Pesqueira também fazem parte da rota de apresentações gratuitas do projeto do Sesc.


A música do Coco de Zambê se caracteriza por ser uma espécie de canto responsorial, ou seja, os versos são puxados pelo mestre e respondidos pelo coro de vozes. Dois tambores estão presentes na maioria dos grupos que praticam o Coco de Zambê: o próprio Zambê, também conhecido como pau furado ou oco de pau, que é maior e mais grave, e o Chama, ambos construídos artesanalmente com troncos de árvores nativas do Nordeste. O projeto Sonora Brasil traz para difundir esta prática cultural em Surubim o grupo potiguar composto por Didi (Djalma Cosme da Silva), Uzinho (Severino de Barros), Tonho (Antonio Cosme de Barros), Mestre Mião (Damião Cosme de Barros), Zé Cosme (José Cosme Neto), Kéké (Clebesson da Silva), Pepé (Ederlan da Silva) e Beto (José Humberto Filho de Oliveira). 

A expressão cultural natural de Tibau do Sul, litoral do Rio Grande do Norte, chegou aos engenhos de cana-de-açúcar e colônias pesqueiras da região através de africanos escravizados, de acordo com pesquisadores. Citada inclusive por Mário de Andrade, na década de 1920, como uma brincadeira é caracterizada por uma dança que se desenvolve em uma roda que tem em seu centro os tocadores. Os brincantes se revezam com reverência ao tambor e realizam passos livres de grande energia que lembram movimentos da capoeira e do frevo. Curiosamente, uma das principais características do Coco de Zambê é o fato de ser praticado apenas por homens. 

A Prefeitura de Surubim disponibilizará gratuitamente um ônibus que sairá às 19h no bairro do Coqueiro em direção à unidade do Sesc, passando pela Avenida São Sebastião e pela Rua Sete de Setembro, contribuindo com o deslocamento do público.
  
Sonora Brasil – é um projeto temático que tem como objetivo levar ao público expressões musicais pouco difundidas que integram o amplo cenário da cultura musical brasileira. Busca despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes. Esta é a 20ª edição do projeto que apresenta os temas “Na pisada dos cocos” e “Bandas musicais”. O primeiro tema está circulando pelos estados das regiões Norte e Nordeste; o segundo segue pelos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No próximo ano, haverá uma inversão para que os grupos concluam o circuito nacional.

Serviço
Sonora Brasil – Coco de Zambê de Tibal do Sul (RN)
Data: 23 de agosto de 2017
Local: Sesc Ler Surubim– Rua Frei Ibiapina, s/n, bairro São José
Horário: 19h30
Entrada gratuita
Informações: (81) 3634-5280

Da Assessoria

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com