© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Estudantes representam a rede estadual de Pernambuco em feira internacional

Imagem: Divulgação/Reprodução
Estudantes de duas escolas da rede estadual participaram da MILSET Expo-Sciences International (ESI), feira internacional que reuniu pesquisadores de mais de 80 países, entre eles EUA, Arábia Saudita, França, Canadá, Coreia do Sul, Paraguai, entre outros. Nesta edição, o Brasil foi o país escolhido para sediar a feira, que ocorreu de 07 a 12 de agosto, na cidade de Fortaleza (CE). Os estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Desembargador Renato Fonseca, localizada em Olinda, e da Escola Estadual Senador Petrônio Portela, da cidade de Jaboatão dos Guararapes, representaram a rede estadual de Pernambuco na feira.

Em Pernambuco, quatro grupos que participaram desta edição da MILSET ganharam credenciais para a feira após conquistarem o primeiro lugar em quatro diferentes categorias no Ciência Jovem 2016, feira pernambucana realizada pelo Espaço Ciência. Além das duas escolas estaduais, também estiveram no evento as escolas Olindina Monteiro de Oliveira França (municipal) e Arco-íris (privada).

Com o projeto “Alagou onde há lagoa:  A utilização da educação ambiental como instrumento de transformação da realidade local”, os estudantes Joel Freire (17) e Andrey Alburquerque (19), ambos do 3° ano do ensino médio, e o professor de geografia Ruy Parahyba, todos da Erem Desembargador Renato Fonseca, apresentaram a pesquisa na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente. 

“Foi uma grande honra representar o estado de Pernambuco e o Brasil em uma feira internacional. Vivemos experiências incríveis e pudemos conhecer pessoa de vários países”, disse Joel. Além de socializar o projeto com os demais pesquisadores, Andrey também aproveitou para treinar o espanhol, já que boa parte das apresentações foram feitas nesse idioma. “Foi uma experiência muito boa. Conheci diferentes culturas, fiz amizades que levarei para a vida toda e ainda tive a oportunidade de melhorar meu espanhol”, conta o estudante.

A pesquisa foi iniciada em 2010, teve a comunidade de Jardim Brasil I como objeto e os alagamentos frequentes na área como o problema de investigação. A partir do mapeamento das três lagoas que margeiam o bairro (Artol, Sementeira e Azul), o grupo pôde fazer um trabalho de educação ambiental com a comunidade, visitando as famílias e ministrando palestras nas escolas. A fim de aperfeiçoar a pesquisa, atualmente os estudantes trabalham na análise da qualidade da água dessas lagoas.

O professor Ruy Parahyba comentou sobre a participação dos estudantes na MILSET 2017. “Foi emocionante e gratificante ver nossos estudantes apresentarem o projeto, elevando uma pesquisa local a patamares internacionais. Enquanto pesquisadores de escolas da rede estadual, estamos de igual para igual com escolas do mundo inteiro”, comemorou. O próximo compromisso acadêmico do grupo será no 11° Fórum Internacional de Ciência e Engenharia do Chile, que acontece de 29 de agosto a 02 de setembro de 2017, em Santiago.

MILSET - O Movimento Internacional de Atividades de Lazer em Ciência e Tecnologia (MILSET) é uma organização juvenil não governamental, sem fins lucrativos e politicamente independente, cujo objetivo é desenvolver a cultura científica entre os jovens. A ESI é uma das iniciativas do grupo, que tem entre os afiliados a Ciência Jovem, Feira Internacional de Ciências de Pernambuco, promovida anualmente pelo Espaço Ciência.

Do Governo de PE

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com