© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Nordeste terá apoio da Apex-Brasil para promover exportações das empresas regionais

 Foto: Fiepe/Divulgação
A Região Nordeste receberá, a partir do segundo semestre, uma estrutura de apoio às exportações para as empresas locais. Nesta segunda-feira, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) anunciou, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), a inauguração de um escritório no Recife com o objetivo de apoiar as empresas que já exportam e aquelas que desejam se preparar para ações de comércio exterior, bem como projetos de atração de investimentos estrangeiros diretos. 

Segundo a agência, o escritório em Pernambuco terá foco de atuação em todo o Nordeste e atenderá o objetivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) de disseminar a cultura exportadora, incentivando empresas a iniciarem ou fortalecerem suas atividades em mercados estrangeiros. A ação faz parte do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE),  lançado pelo MDIC no ano passado, cuja meta é aumentar o número de empresas exportadoras. Atualmente, 20.322 empresas, de acordo com o mais recente estudo, de 2014, estão inseridas nos projetos de crescimento econômico do Brasil através das exportações.

A chegada de um escritório regional em Pernambuco, na avaliação da agência, será um vetor de crescimento do segmento, uma vez que estudo técnico da Apex-Brasil conclui que 90% das exportações da Região Nordeste estão concentradas em Pernambuco, Bahia, Ceará e Maranhão. A decisão de escolha por um dos estados para abrigar o escritório da agência considerou indicadores importantes, como o valor e o crescimento das exportações por estado, a intensidade tecnológica e o peso da indústria de transformação nas exportações, a desconcentração setorial das exportações e a contribuição para o crescimento do estoque de empregos formais na indústria de transformação em empresas de menor porte. 

A chegada anúncio da nova unidade da Apex-Brasil acontece na segunda-feira, dia 9 de maio, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), em cerimônia que conta com a presença do Ministro Interino do MDIC, Fernando Furlan, com o presidente da FIEPE, Jorge Côrte Real, e do presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto. A estrutura física do escritório começa a operar no segundo semestre. 

Além de estar bem avaliado nos indicadores, Pernambuco apresenta posição geográfica vantajosa em relação à região, em termos de acessibilidade, bem como estrutura logística adequada para operar o apoio efetivo aos demais estados, a partir do Recife. Entre outros atrativos, o estado conta com o Complexo Portuário e Industrial de Suape, que se configura em um grande hub logístico e comercial no âmbito nacional.

A sede da Apex-Brasil está localizada em Brasília e a agência tem escritório em São Paulo, também com atuação regional. Segundo o MIDC, avalia-se a possibilidade de abertura de novos escritórios regionais em outros estados brasileiros. A Apex-Brasil também opera outras dez unidades descentralizadas internacionais, nos Estados Unidos, Colômbia, Cuba, Angola, Bélgica, Emirados Árabes, China e Rússia.

Com informações da Apex-Brasil

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com