© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Porto de Suape investe em tecnologia

Imagem: Divulgação/Reprodução
O Porto de Suape agora dispõe de um sistema capaz de monitorar, em tempo real, os navios mercantes que trafegam por suas águas. O Sistema de Identificação Automática (AIS) identifica o nome do navio, registra a velocidade, a localização, a rota percorrida anteriormente além de identificar as embarcações que estão em área de fundeio. Com a implantação do sistema, o Porto de Suape investe na eficiência do planejamento de navegação, já que melhora a previsão de chegada dos navios e ajuda a reduzir o tempo de espera e de atracação dessas embarcações. 
Todos os dados são fornecidos por uma antena da frequência VHF e repassados para um decodificador instalado num computador com internet instalado na Torre de Controle do Porto. A antena detecta as embarcações que estão num raio de 40 Km e repassa a informação para o decodificador, que por sua vez transmite a informação para o site Marine Traffic (http://www.marinetraffic.com/en/ais/details/ports/2753). Neste portal é possível monitorar algumas informações das embarcações que estão nas proximidades.  “A visualização que o sistema oferece é um grande benefício. Supondo que o terminal está se preparando para receber o navio, a qualquer momento ele sabe onde essa embarcação está, inclusive, fica sabendo se ela vai atrasar para chegar. Assim, o terminal pode agilizar os processos de operação. Isso é vital para a logística e se reverte em economia de tempo e dinheiro”, destaca Paulo Coimbra, diretor de Gestão Portuária de Suape.
O Porto de Suape recebe, mensalmente, cerca de 130 navios, tendo fechado o ano passado com o recebimento de 1.538 embarcações. Em 2015, Suape se destacou como líder na movimentação de granéis líquidos (óleo diesel, gasolina, querosene de aviação, óleo bruto de petróleo, etc.) com 14,24 milhões de toneladas de cargas movimentadas. Suape se superou em comparação aos 37 portos públicos do país, ficando à frente do Porto de Santos, que contabilizou 11,02 milhões de toneladas destes produtos, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O ancoradouro de Pernambuco também lidera o ranking na navegação de cabotagem em todo o país.
Do Governo de PE

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com