© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Empreendedorismo | Aplicativo do Sebrae ajuda a criar modelo de negócio

Metodologia Canvas ajuda o empreendedor a identificar
 como pode se diferenciar e  inovar no mercado a partir da
análise  de nove pontos. Foto: Ilustração
Quem quer empreender, mas não tem experiência, passa a contar com uma ferramenta gratuita para montar um modelo de negócios e identificar como se diferenciar e inovar no mercado. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lança, hoje, o aplicativo Sebrae Canvas 2.0, baseado na metodologia mais utilizada atualmente em planejamento empresarial.

Criada pelo suíço Alexander Osterwalder, a metodologia Canvas ajuda o empreendedor a identificar como pode se diferenciar e inovar no mercado a partir da análise de nove blocos: segmentos de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades-chave, parcerias principais e estrutura de custos.

Segundo o Sebrae, o aplicativo integra o conjunto de soluções oferecidas pelo Começar Bem, primeiro projeto criado pelo Sebrae com foco no potencial empresário. A ferramenta pode ser usada em desktop ou tablet (iOS e Android). Basta criar uma conta na página www.sebraecanvas.com, onde é possível fazer o download do aplicativo nessas opções de sistema operacional.

“Em tempos de crise, é mais importante do que nunca planejar e se capacitar antes de abrir uma empresa”, alerta o gestor do Começar Bem, Stefano Portuguez. Lançado pelo Sebrae há um ano, o projeto já atendeu mais de sete mil potenciais empresários com palestras, cursos e oficinas sobre temas como formalização, plano de negócios e análise de mercado.

O aplicativo original Sebrae Canvas foi criado pelo Sebrae no Paraná em 2014. A experiência gerou boa repercussão entre os usuários e motivou a nacionalização do aplicativo dentro do portfólio do Começar Bem. A versão nacional do aplicativo recebeu melhorias para facilitar o uso e o acesso dos usuários.

“A maior novidade é a armazenagem dos dados em nuvem. O que o usuário cria na página do Sebrae Canvas também pode ser acessado em tablet. Antes, os projetos só podiam ser salvos e acessados em um equipamento”, afirma Stefano. Outra vantagem é a possibilidade de interação entre os usuários, que podem fazer busca por palavras-chave, avaliar e compartilhar outros modelos Canvas.

Foco
Interessada em abrir uma empresa, a secretária executiva Paula Line Olaf, de 31 anos, procurou o Sebrae para se preparar antes de investir no caminho. Muitas ideias surgiram para montar um negócio, mas ela não sabia exatamente o que oferecer. Até que começou a fazer cursos da instituição e conheceu a metodologia Canvas.

“Ideias a gente tem muitas, mas é preciso dar um tratamento melhor para elas serem colocadas em prática. Foi nisso que o Canvas me ajudou – aprendi a ter foco”. Ela usou a ferramenta do Sebrae quando ainda estava em teste. “A facilidade de usar o aplicativo me fez visualizar pela primeira vez a ideia da minha empresa. A partir deste momento eu ‘vendi a ideia para mim mesma’ e descobri o público-alvo que eu devia priorizar”, afirma.

Em agosto, ela se formalizou como microempreendedora individual e criou a empresa Secretariando, com a proposta de terceirizar serviços de secretariado. A crise não a fez recuar da ideia de criar o próprio negócio. “Existem oportunidades, mesmo na crise. Acredito que pode dar certo porque é um segmento de atuação que reduz custos para outras empresas”, avalia.

Com informações do Diário de Pernambuco

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!

!

!

!

!
!
!
!
!

!

!
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com