© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Conheça a história do Casinhense que mora e presta serviços há 13 anos no Haiti

O casinhense de 33 anos é atualmente diretor de projetos de uma organização canadense que realiza trabalhos humanitários no Haiti, onde casou-se com uma nativa e tem uma filha de 7 anos. Confira seu relato exclusivo para o BLOG MAIS CASINHAS

"Joe" Barbosa, o ex-funcionário público de Casinhas que há 13 anos mora e presta serviços humanitários no Haiti, conta sua história. Foto: Mais Casinhas

Conheça a história do pernambucano natural da cidade de Casinhas, Agreste Setentrional de Pernambuco, Josanias Rodrigues Barbosa, de 33 anos, mais conhecido por seus familiares e amigos pelo apelido de "Jó", que deixou o Brasil há exatos 13 anos atrás movido pelo desejo de ajudar a sofrida população de um dos lugares mais pobres da América Central, o Haiti, 'um país que vive de constantes golpes de estado, algazarras, corrupção, catástrofes naturais e muita pobreza', como o próprio casinhense descreve no belíssimo relato abaixo feito com exclusividade para o Blog Mais Casinhas: 

"É engraçado como tudo aconteceu. Mudam as circunstâncias e até de nome eu mudei. Nasci Josanias Rodrigues Barbosa, no dia 22 de janeiro de 1980, e era conhecido até meus 21 anos como "Jó de Mário de Lala" e hoje me conhecem como "Joe Barbosa". Nasci em Surubim como quase todos os casinhenses, mas isso é apenas uma questão de hospital, pois nunca esqueci de enaltecer que sou casinhense com muito orgulho.  
Fui aluno da Escola São Luiz, trabalhei como servidor público da Prefeitura Municipal de Casinhas, onde aprendi muito na época (início de 1997) com a prefeita Rosineide Barbosa e a secretária de Educação Laura Sousa, mas como todo passarinho que cria asas e quer voar, eu voei. Voei com destino a Portugal com minha amiga Arlúcia Saraiva, onde fiquei por lá durante cerca de dois anos até receber uma proposta para trabalhar no Haiti como diretor de projetos da Hearts Together for Haiti, uma organização canadense que realiza trabalhos humanitários aqui neste pais caribenho. No dia 4 de outubro deste ano, completou-se exatamente 13 anos que estou neste país, alvo de constantes golpes de estado, algazarras, corrupção, catástrofes naturais e muita pobreza.


A Hearts Together for Haiti se empenha em construir escolas em lugares de difícil acesso e outras localidades onde o analfabetismo prevalece. Além de atuarmos na construção de clínicas médicas e na distribuição de medicamentos gratuitos, também ajudamos um grupo de idosos em situação de risco, já que aqui, diferentemente do Brasil, eles não recebem aposentadoria. Após o grande terremoto que abalou o país e que virou notícia no mundo inteiro, nossa prioridade passou a ser as crianças que perderam os pais nesse tão doloroso episódio. Com a ajuda de uma instituição governamental haitiana, a IBERS, resgatamos crianças de rua e as abrigamos em nosso orfanato, a Kay Nou (Nossa Casa ).


Estudei Relações Públicas e Diplomacia em Santo Domingo, e com orgulho exerço a profissão de assistente social e diretor de projetos aqui no Haiti. Com muito esforço, aprendi Creole Haitiano, Francês, Inglês e Espanhol, o que me facilita muito na hora de comunicar-me com os haitianos e com o meu grupo de trabalho, cujos integrantes provém de vários países espalhados por todo o mundo.

Me casei com uma nativa do Haiti e dessa união nasceu nossa filha, Mariana Lara,  uma mulatinha de 7 anos que leva nas veias o sangue forte dessas duas nações, a quem eu, como pai orgulhoso, ensino a ela tudo o que aprendi com meu saudoso pai, Mário Aurélio Barbosa, conhecido por todos aí em Casinhas como 'Mário de Lala'. Ele foi a razão pela qual eu cresci como pessoa. Foi inspirado nos valores morais que ele me ensinou que hoje me dedico de corpo e alma à esta nação haitiana. 
Desde já, quero agradecer ao meu amigo Charles Nascimento por essa oportunidade que me concede para contar um pouco da minha historia no seu blog. Ao mesmo tempo, quero felicitá-lo e desejar que continue seguindo assim, com a mesma competência e amor pelo ofício de escrever, que é, sem dúvidas, o segredo de tanto sucesso e pleno êxito na sua carreira como um dos grandes comunicadores da nossa terra".

Fonte: Mais Casinhas


Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com