© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PIB de Pernambuco cresce 1,9% no segundo trimestre. Agropecuária se destaca

Pernambuco foi mais uma vez na contramão do crescimento do país. Enquanto o Brasil apresentou uma queda de 0,9% no Produto Interno Bruto no segundo trimestre, entrando em recessão técnica, a economia do estado cresceu 1,9% em relação ao mesmo período de 2013. Trata-se de uma injeção de R$ 32,1 bilhões na economia do estado. No semestre, esse montante acumulado chega a R$ 63,9 bilhões.

PIB de Pernambuco cresce 1,9% no segundo trimestre. Agropecuária se destaca.
Foto: Anuario PE
O dado foi divulgado nesta segunda-feira (15) pela Agência Condepe/Fidem. Segundo a agência, o desempenho do PIB no segundo trimestre apresentou crescimento positivo nos três setores econômicos, com destaque para agropecuária, com 16,8%. A indústria cresceu 1,2% e o setor serviços teve alta de 1,6%.

De acordo com o presidente da Condepe/Fidem, Maurílio Lima, o maior crescimento foi marcado na agropecuária, mas se trata de uma recuperação do setor, que enfrentou grandes períodos de estiagem nos mesmos períodos de dois anos anteriores. "A recuperação mostra que, se as chuvas não tivessem ocorrido, o crescimento total do PIB no estado seria puxado pra baixo. Mas vamos comemorar mais quando o crescimento for de 2%, por ser efetivamente um crescimento, contra números altos de recuperação", esclareceu.


No caso da Indústria, a dependência pernambucana de indústrias nacionais foi determinante para um índice tímido, porém forte de 1,2% de crescimento. "Tímido porque conseguimos resistir a entraves de amplitude nacional, mas foi forte porque diz respeito ao fator base comparativa, já que o mesmo trimestre de 2013 foi o melhor trimestre dos últimos anos, quando a taxa de crescimento da indústria fechou em 7%. Crescer 1,2% sobre 7% é muito positivo", complementou Wilson Grimaldi, técnico da Condepe Fidem.

Também foi divulgado que, no acumulado do primeiro semestre de 2014, o PIB estadual cresceu 3,5%, bem acima da média nacional, que foi de apenas 0,5%, segundo os dados divulgados pelo IBGE no último dia 28 de agosto.

Fonte: Diário de PE / Rochelli Dantas

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!

!

!

!

!

!

!

!

!

!

!

!

!
!
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com